Dicas para diminuir os gastos da marcenaria

Saiba que medidas adotar para diminuir os gastos da sua marcenaria e ter uma rotina de trabalho ainda mais fluida

Por Redação | 21 de outubro de 2021 às 10:24

Você sabia que a falta de organização pode ser um fator indicativo de prejuízos financeiros na sua marcenaria? É isso mesmo que você acabou de ler! A desorganização pode prejudicar o serviço, impactar na qualidade dos seus projetos e até mesmo refletir no financeiro. Portanto, um plano de ação para diminuir os gastos da sua marcenaria é fundamental.

Bom, sabendo que a organização é requisito básico para que o seu negócio cresça e alcance resultados de sucesso, algumas práticas e processos precisam fazer parte da rotina. Pode até parecer complexo de início, mas, depois de definir alguns processos, sua marcenaria alcançará resultados incríveis, e os gastos podem reduzir significativamente. Quer saber como? Continue lendo e confira nossas dicas!

Faça um bom levantamento

Relacionar tudo o que for possível dentro da sua marcenaria é importantíssimo. Somente assim você conseguirá identificar aquilo que tem ou não utilidade. O que não estiver sendo usado há, no mínimo, seis meses ou materiais que não serão usados em breve devem ser organizados em um espaço separado ou descartados.

Faça isso periodicamente, pois assim você compra somente o necessário e não deixa materiais ou ferramentas parados. Uma planilha pode ser uma ótima aliada nesse momento. Nela é possível listar tudo o que há na sua marcenaria, e você pode consultá-la sempre que for necessário. Assim, fica mais fácil ter uma visão geral de tudo o que tem ou até mesmo do que falta na sua empresa

Conserve a limpeza do local

Mas o que a higiene do local tem a ver com a diminuição de gastos? É simples: ela é parte fundamental para que a sua produção seja mais fluida e o ambiente de trabalho seja melhor para você e seus funcionários e, claro, para que os materiais e equipamentos estejam sempre bem conservados. Sendo assim, é imprescindível que a limpeza seja um hábito e esteja presente em todos os cantos da sua marcenaria.

É interessante que você limpe, guarde e lubrifique todos os equipamentos utilizados durante o dia. Colocando isso em prática, é possível aumentar a vida útil do seu maquinário e evitar a necessidade de reposição antes do tempo. Assim, consequentemente, você já evita gastos desnecessários. Para te ajudar a manter a higiene de um modo descomplicado, uma boa dica é criar um padrão com algumas normas e regras. Assim, tanto você quanto seus funcionários poderão se organizar melhor, e, se cada um assumir uma tarefa, ficará muito mais simples manter tudo limpo e organizado.

Evite desperdícios

Otimizar recursos como água e energia elétrica pode impactar muito na redução dos gastos da sua marcenaria. Mesmo que eles sejam essenciais, com alguns cuidados de uso, é possível economizar e, de quebra, assumir uma postura mais sustentável em seu negócio. Para colocar isso em prática, você pode investir em torneiras e descargas econômicas, lâmpadas de LED e depósito para a água da chuva e desligar os equipamentos quando não estiverem em uso.

Tenha muita disciplina

Por fim, para colocar em prática tudo o que foi citado acima e ter a tão sonhada organização que vai te ajudar a diminuir os gastos da sua marcenaria, ter disciplina é essencial, afinal, o comprometimento com a sua empresa é fundamental para que todos os seus objetivos sejam alcançados.

Mudando alguns hábitos e seguindo as dicas que trouxemos, com certeza você notará uma boa diminuição de gastos na sua marcenaria e, consequentemente, terá uma rotina de trabalho mais ágil e efetiva. Para mais dicas que acrescentam no dia a dia da sua marcenaria, continue acompanhando o blog do Clube Duratex e siga-nos no Instagram: @clubeduratex.

Até o próximo artigo! 😉