Superferramentas para marcenaria: pensando estrategicamente no seu negócio

O terceiro artigo da série sobre planejamento estratégico na marcenaria está repleto de dicas e superferramentas para você pensar definitivamente de forma estratégica na sua marcenaria. Vamos embarcar juntos nessa e tirar todas ideias no papel?

Por Redação | 13 de julho de 2021 às 18:10

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Hoje, trazemos dicas de superferramentas para marcenaria. O objetivo é te ajudar a fazer o melhor planejamento estratégico para o seu negócio. Nos materiais anteriores desta série, você já aprendeu a importância de pensar estrategicamente na sua marcenaria e como entender que a base para a construção do seu plano estratégico será o modelo de negócio atual (ou não) da sua marcenaria. Agora, vamos te mostrar na prática, com ferramentas de marcenaria, como você irá organizar, gerir e agir para que todo o seu planejamento seja executado com perfeição.

O alinhamento com os colaboradores é essencial 

Desenvolver um alinhamento com a sua equipe baseado nos objetivos já definidos (e que estarão mapeados no plano estratégico) será fundamental para o que o planejamento estratégico seja executado com sucesso.  Ou seja, se as ações e tarefas da sua equipe não estiverem alinhadas com os objetivos da empresa, os resultados certamente não serão satisfatórios, assim como podem ficar desalinhados com as suas expectativas. O que pode acontecer, por exemplo, é o foco e a energia do seu time serem desperdiçados. Por isso, envolva a sua equipe através de sua liderança.

Analise a situação atual da sua marcenaria

Você já parou para analisar e entender como está desenhada a cadeia de valor da sua marcenaria? Ou seja, em quantas etapas acontece o processo de venda? Depois da venda do projeto, qual é o próximo passo? E o corte e laminação, acontece em qual fase do fluxo? Primeiramente, é importante entender e mapear os custos e as margens de cada etapa dentro do macroprocesso. Dessa forma, e a partir dessa análise, você conseguirá entender o que é interessante desenvolver internamente e o que poderá ser terceirizado.

ferramentas para marcenaria

Análise econômica e financeira e ferramentas para marcenaria

Ao fazer a análise econômica e financeira da marcenaria, será possível entender a evolução das receitas e despesas do seu negócio, bem como, entender se os custos estão aumentando ou diminuindo. Assim, para uma análise completa as ferramentas para marcenaria indicadas são: DRE, fluxo de caixa e balanço patrimonial.

– O DRE apresenta o conjunto de receitas de uma empresa. Os impostos, os custos, as despesas e os lucros.

– O fluxo de caixa apresenta as entradas, saídas e o saldo, que é a geração de caixa.

– O balanço patrimonial apresenta os ativos, passivos as obrigações e o patrimônio líquido, que é o capital do sócio.

Intenções estratégicas 

Em seguida, baseado nas informações coletadas na análise do macroprocesso e no histórico financeiro da marcenaria, você e seus sócios devem refletir sobre os pontos abaixo:

– A marcenaria pode e tem condições de atuar em outros segmentos?

– Quais produtos que hoje são estratégicos e quais podem ser descontinuados?

– Ao eliminar algum produto ou serviço, existirá impacto em algum valor que a marcenaria já entrega atualmente?

– Quais novos produtos podem ser explorados para inserção em novos mercados?

Inúmeros insights e possibilidades irão surgir após a reflexão sobre as questões acima. Em síntese, não economize imaginação para pensar fora da caixa. Lembre-se o que vimos no primeiro post da série: ‘’As pequenas marcenarias que pensarem estrategicamente e de forma inovadora podem aproveitar um nicho de mercado muito promissor, e que está muito disposto a comprar produtos cada vez mais personalizados’’.

Análise de mercado como uma das ferramentas para marcenaria

Na etapa de análise de mercado, você terá uma visão de todo o ecossistema de sua marcenaria: a matéria-prima, os seus fornecedores, os seus concorrentes, os consumidores e clientes e seus canais de venda. Em suma, veja o que você deve considerar na análise de cada parte do ecossistema de sua marcenaria:

– Análise dos consumidores/clientes: nesta análise, você irá descobrir quais são os critérios analisados pelo seu público consumidor para fazer a compra. É o preço? Marca? Qualidade? Status? Da mesma forma, irá ver como a cultura local da sua região pode influenciar no comportamento de compra destes consumidores.

– Análise dos concorrentes: você vai entender porque alguns clientes escolhem um produto da concorrência e não o seu. Qual é a fatia de mercado dos concorrentes? Será que os concorrentes entregam ao mercado algum produto que a sua marcenaria não entrega?

– Análise dos fornecedores: você irá descobrir se os fornecedores possuem uma estrutura que garante o atendimento, mesmo que a sua marcenaria cresça rapidamente. Os materiais fornecidos são entregues com qualidade?

– Análise da macroeconomia: você vai entender como a economia pode influenciar o negócio e o futuro da sua marcenaria. Enfim, como as projeções de juros e a disponibilidade de crédito pelos bancos podem influenciar no comportamento de compra do seu cliente?

– Análise da tecnologia: você vai descobrir como a tecnologia pode influenciar o comportamento do consumidor. Será que o seu cliente pode adquirir o seu produto pela internet? Você pode utilizar isso como uma vantagem competitiva? Em contrapartida, quais tecnologias podem ser melhor utilizadas para integrar os setores da empresa?

Próximos passos

Por fim, com todas essa informações em mãos, é hora de discutir com o seu time qual a melhor estratégia para marcenaria, obviamente com a sua orientação e direcionamento. Ou seja, com o pensamento em conjunto e o engajamento e todos, ideais simples e baratas com certeza irão surgir.

E, falando em ideias, fique ligado nos próximos conteúdos aqui do Clube. O nosso amigo Martins está com todo o gás na construção de um novo Planejamento Estratégico para sua marcenaria e vai compartilhar dicas, sacadas incríveis e novas ferramentas para marcenaria para quem deseja construir um super planejamento estratégico para marcenaria.