Cantos arredondados: maneiras de executar e finalizar essa técnica

Descubra boas maneiras de arredondar cantos dos móveis, levando um ambiente mais seguro para o projeto

Por Redação | 27 de novembro de 2019 às 17:24

Compartilhar

O móvel de uma casa nem sempre precisa estar em linhas retas, afinal, cantos arredondados já são realidade. Você pode proporcionar uma nova estética arredondando os cantos e quinas de seus projetos. Isso, além de trazer um produto diferenciado, também levará conforto, segurança e praticidade ao ambiente.

Ao arredondar os cantos, você cria um ambiente orgânico e seguro, pois assim você evita acidentes, como machucar a perna na quinta da mesa ou arranhar o braço no canto da bancada.

Além disso, essa técnica é altamente recomendada para ambientes com crianças, idosos e pessoas com algum tipo de limitação cognitiva ou física. Isso porque torna o espaço muito mais funcional e menos perigoso para essas pessoas.

Créditos: Oppa / Tabataww / Premium Grao de Gente / Meu Móvel de Madeira

Pensando nisso, trazemos para você duas maneiras de arredondar cantos e quinas para os móveis em MDF.

1.  Use a serra de fita para cortes irregulares

Cantos arredondados

Para esta técnica, a serra tico-tico deve ser evitada, porque o equipamento gera certa dificuldade na hora de arredondar o corte. Neste caso, é bom utilizar a serra de fita, pois ela tem capacidade para fazer cortes irregulares, em círculos ou ondulações.

Para arredondar os cantos, faça um corte na quina da peça em um ângulo de 45 graus. Depois, lixe os bicos que sobraram com uma lixadeira ou uma lixa comum mesmo. Com isso, você elimina os cantos do móvel e faz um bom acabamento nele.

Aqui vai uma boa dica para você: lixe no esquadro, porque, se estiver fora dele, depois você pode ter problemas para filetar a peça.

2.  Utilize tupia e fresa para ter um efeito preciso

Cantos arredondados

A tupia é um equipamento voltado para a precisão do corte. Por isso, é a maneira mais fácil de finalizar o canto arredondado. Por se tratar de um produto robusto, tenha cuidado ao manuseá-lo e o faça com segurança.

Para dar início ao processo, escolha a fresa para arredondar e, em seguida, regule a profundidade que você deseja obter.

Depois, encoste a tupia na superfície e faça o deslizamento no sentido indicado pela seta. O legal é que esse procedimento pode ser feito quantas vezes forem necessárias até que você chegue a um final satisfatório. O acabamento pode ser feito com a lixa.

O importante é que existe uma solução para arredondar os cantos para qualquer marcenaria. Se você ainda está começando e não pode investir em grandes equipamentos, use a primeira dica. Mas, se você já pode começar a investir em produtos que facilitem o seu dia a dia, como a tupia, a segunda dica é a melhor opção.

Gostou das dicas? Siga o Clube Duratex no Instagram e fique por dentro das novidades. Clique aqui!