Design japonês: 4 dicas de como trazer esse estilo aos móveis da casa

Com forte tendência ao minimalismo, o design japonês virou uma ótima opção para quem procura harmonia entre elegância e praticidade

Por Redação | 6 de novembro de 2020 às 14:46

Compartilhar

O Japão é um país que fica do outro lado do planeta, na Ásia, mas nem por isso é distante de nós. Cada vez mais forte no mercado mobiliário, o design japonês une praticidade, beleza, harmonia e minimalismo.

Para quem gosta de exuberância, cores marcantes e traços rústicos, o design japonês é o oposto disso. Como é marcado por traços simples e elegantes, os móveis podem facilmente ser mesclados aos ambientes já existentes da casa. Por exemplo, o seu cliente pode querer fazer um “espaço temático”, como uma sala nesse estilo ou um quarto com essa influência.

Por isso, é muito importante que você esteja ligado na maneira como os ambientes asiáticos são dispostos pela casa.

Cama japonesa para os quartos

Primeiramente, os quartos no design japonês parecem ser maiores do que realmente são exatamente pela disposição e tamanho dos móveis. A simplicidade e o minimalismo são a fórmula para deixar um cliente feliz. O item indispensável para criar essa atmosfera é a cama japonesa, que é bem baixa, com base de madeira, quase no nível do chão.

Créditos: Tua Casa / Tecnisa / Essenziale / Modloft 

Mesas de chá na sala

Igualmente, a decoração da sala também tem como característica a altura dos móveis. Afinal, as peças são bem baixas, em função das tradições japonesas, como servir chá em mesas pequenas, em que os “bancos” são almofadas postas no chão. Então, é sempre bom lembrar: menos é mais no design japonês.

Créditos: Viva Decora / Casa Tres Chic / Bleu Blanc

Móveis de madeira na cozinha

Para a cozinha, a madeira é um elemento pulsante. Por isso, o MDF pode ser uma escolha perfeita, uma vez que é uma madeira superleve e elegante.

Créditos: Schenkhattori / Design Boom

Portas de correr pela casa

Outro objeto marcante do design japonês é a porta de correr que divide os ambientes, chamada de shoji. Se você quiser fazê-la, é fácil: use papéis translúcidos contornados por algum tipo de madeira leve, como o MDF.

Créditos: Miayashoji / Home and Garden / Raydoor

Enfim, essas foram algumas dicas que podem fazer com que o seu cliente tenha o melhor resultado dentro daquilo que ele procura no design japonês.