Dicas de corte para um melhor acabamento do MDF de eucalipto

O corte do MDF também pode impactar no acabamento do móvel, por isso é importante se atentar aos detalhes e conhecer as melhores técnicas

Por Redação | 5 de setembro de 2019 às 14:18

O bom acabamento do MDF vai além da correta aplicação da fita de borda, ele começa ainda no início do processo de manuseio da chapa.

A limpeza e o corte do MDF também podem impactar no acabamento do móvel, por isso é importante atentar aos detalhes e conhecer as melhores técnicas. O eucalipto, material do qual é feito o MDF, tem algumas vantagens em relação a outros materiais do mercado, como os pinos, por exemplo. Como o eucalipto tem fibras mais curtas, isto é, muito próximas, seu acabamento no corte do MDF apresenta menor arrepiamento, o que facilita o lixamento e demanda menos tempo de atividade.

Além disso, o eucalipto também permite fazer furos mais bem definidos. Isso resulta em encaixes mais firmes, melhor montagem de móveis, maior fixação dos parafusos e menor quebra ao fixá-los.

As chapas de MDF Duratex vêm no tamanho padrão de 1840 x 2750 mm. Por isso, você precisará de um bom plano de corte para criar peças menores. Então, pensando nessas situações, trouxemos algumas dicas de corte para um melhor acabamento do MDF. Confira!

Corte manual

É possível realizar o corte com uso de serra de lâmina com dentes finos e travas reduzidas.

Corte em máquina

Utilize equipamento fixado ao solo para evitar desníveis e vibração.

Discos de serra

Recomenda-se o uso de dentes tipo reto-trapezoidal ou alternado, de widea ou diamantada, com quantidade igual ou superior a 48 dentes.

Velocidade de corte

A velocidade de corte se relaciona à quantidade de giros do motor do equipamento e ao diâmetro do disco. Por isso, você deve consultar o catálogo do equipamento. Usualmente, utiliza-se o de 25 a 30 m/min.

Altura de disco de serra

A serra deve estar, no máximo, a 15 mm da superfície do painel.

Extra: fresagem

Para finalizar, na fresagem, é indicado o uso de ferramentas de widea ou diamantadas. A relação de avanço e giros do motor deve ser consultada no catálogo do equipamento utilizado ou com o fabricante da ferramenta.

Continue acompanhando o Clube Duratex e confira mais dicas para o seu negócio.

Siga o Clube Duratex no Instagram e fique por dentro das novidades. Clique aqui!