Ferramentas essenciais para a montagem e instalação de um móvel

É essencial estar sempre preparado! Confira quais são as ferramentas que não podem faltar na montagem de um móvel.

Por Redação | 11 de fevereiro de 2019 às 15:26

Compartilhar

Hoje vamos falar das ferramentas essenciais em uma marcenaria.

Podemos dizer que toda marcenaria precisa de um kit básico que atenda as principais ações desenvolvidas pelo profissional da área. Independentemente do maquinário utilizado, as tradicionais ferramentas manuais são indispensáveis na rotina da marcenaria, principalmente no momento da instalação, para garantir que o profissional esteja preparado para qualquer imprevisto.

Confira abaixo algumas ferramentas que não podem faltar na montagem de móveis:

Parafusadeira

 

A parafusadeira é uma boa opção para quem quer efetuar um trabalho com mais agilidade. Ela substitui o trabalho de apertar cada parafuso de um jeito bem mais rápido, economizando tempo, e com maior potência. Além disso, alguns modelos até furam, o que pode facilitar em uma necessidade imediata. A potência de uma parafusadeira vai influenciar em cada trabalho, portanto escolha de acordo com o seu perfil.

Plaina manual

As plainas são usadas para retirar irregularidades de superfícies da madeira, tornando-as mais lisas. São muito úteis no ajuste de portas e gavetas de móveis no ato da montagem.

Plaina desengrossadeira

Esse equipamento é utilizado para acabamento e ajuste sobre madeira. Com ele você poderá desenvolver diversas atividades, como nivelar, retirar espessura, branquear e desbastar a madeira.

Cola

Ferramentas essenciais

Nessa categoria está a famosa cola branca, bem como a cola para madeira amarela. Indicada para materiais porosos, como a madeira, é uma cola fácil de manusear e, se aplicada de maneira adequada, oferece boa resistência. Além disso, não causa muita sujeira.

Chave de fenda e chave Phillips

Ferramentas essenciais

A chave de fenda se caracteriza pela ponta larga e achatada, em formato de retângulo. Os parafusos ideais para esse tipo de chave têm os mais variados tamanhos e o formato de uma fenda ou de “I” cavado.

A chave Phillips se caracteriza por ter a ponta fina, em formato de cone. Ela é usada para apertar ou afrouxar parafusos do tipo fenda cruzada, ou seja, os que têm o formato de “X” cavado.

Quando é preciso apertar parafusos, desmontar ou montar um móvel, essas peças são essenciais. Dê preferência para as que tenham cabo antichoque e com ponta magnética, pois não deixam os parafusos escaparem.

Graminho

Ferramentas essenciais

O graminho é uma ferramenta de marcação muito útil para marceneiros, pois com ele é possível fazer marcações iguais repetidas vezes, bastando ajustá-lo com a medida desejada na primeira vez, e depois, estando travado nesta medida, é só repetir a marcação sem ter que ajustá-lo novamente. Sem o graminho, é necessário repetir a medição com a trena ou o metro várias vezes seguidas, e a chance de ter variações é grande.

Martelo e pregos

Ferramentas essenciais

O martelo é ótimo para auxiliar na montagem ou desmontagem de móveis. Ele tem uma extremidade fendida para arrancar pregos. Para isso, use o cabo como alavanca depois de ter agarrado o prego.

Usados para unir partes, os pregos têm tamanho determinado por duas medidas: diâmetro e comprimento do corpo. O prego certo proporciona fixação adequada entre as peças e impede que a madeira rache. Para definir qual prego usar em cada caso, é necessário conhecer as dimensões da madeira que será fixada. Se o trabalho for fixar uma ripa, pode ser usado o prego 15 x 21 ou o 15 x 18. Em caibros, o indicado é usar o 18 x 30, o 18 x 27 ou o 17 x 21. Em madeiras duras, o aconselhável é utilizar pregos finos e compridos ou o prego tipo ardox.

Para garantir uma instalação e montagem do móvel na casa do cliente sem problemas e imprevistos, tenha sempre à mão as ferramentas acima.

Siga o Instagram do Clube Duratex e fique pode dentro das novidades.