Segurança, sempre em primeiro lugar

Segurança em primeiro lugar é assunto sério e merece sua devida atenção na marcenaria

Por Redação | 21 de janeiro de 2019 às 15:48

Compartilhar

A segurança está em primeiro lugar em sua marcenaria?

Você sabia que, no ranking de países mais inseguros para o trabalhador, o Brasil está em 4º lugar? Desatenção e falta de equipamentos de segurança são as principais causas dos 700 mil acidentes de trabalho que acontecem a cada ano no país. Dados da Previdência Social revelam a seriedade do problema, que atinge pessoas de várias profissões.

Apesar de esse número de acidentes estar em queda, segundo o Ministério do Trabalho, ainda há muito o que se fazer em matéria de segurança. E, para reforçar ações focadas na área, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), órgão que atua para garantir condições plenas de trabalho, criou o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, comemorado em 28 de abril.

Segurança tem que ser prioridade em qualquer área. Mas, quando se trata de ambientes expostos a mais riscos, como uma marcenaria, a atenção e o cuidado devem ser triplicados. Para garantir sua proteção, o marceneiro precisa estar sempre atento e usando EPIs (Equipamentos de Proteção Individual): óculos de proteção, sapato de segurança, protetor auricular, respiradores faciais (PFF2) e luvas pigmentadas para transporte de chapas e materiais – que não devem ser utilizadas durante a operação das máquinas e equipamentos.

Segurança em primeiro lugar

André Luiz Mariano, orientador de Práticas Profissionais da Escola Senai Almirante Tamandaré, de São Bernardo do Campo (SP), onde é oferecido o Curso de Aprendizagem Industrial – Marceneiro, explica que, além do uso de EPIs, existem outras regras de segurança importantes que todo marceneiro deve seguir:

  • Verificar os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) das máquinas antes de executar qualquer operação;
  • Manter o ambiente de trabalho organizado e limpo;
  • Instalar instruções de operação em todas as máquinas;
  • Manter as ferramentas de usinagem afiadas;
  • Manter boa iluminação na marcenaria;
  • Instalar coletor de pó em todas as máquinas;
  • Manter equipamentos e máquinas em ótimas condições de uso.

André Mariano reforça que, antes de usar qualquer máquina, o marceneiro precisa estar qualificado e ter passado por treinamentos: “Conhecimento, experiência e atenção são fundamentais no trabalho do marceneiro”.

Ele também destaca que os cuidados devem estar sempre presentes e fazer parte da rotina dos marceneiros. “É imprescindível que, todos os dias, antes do início do trabalho, o profissional verifique os dispositivos de segurança das máquinas e repasse todas as dicas de segurança”. Ele ainda acrescenta: “Nenhum trabalho será tão urgente ou importante que não possa ser planejado e executado com segurança”.

Siga o Instagram do Clube Duratex e fique pode dentro das novidades.