#SempreComVocê: A estratégia de pré-venda de vouchers para aquecer as vendas

Vender agora e entregar depois. Saiba como essa estratégia está fazendo sucesso em vários segmentos e pode movimentar a sua marcenaria durante e após o isolamento social

Por Redação | 23 de maio de 2020 às 17:39

Você já sabe que é possível continuar atendendo remotamente em algumas etapas da pré-venda de móveis planejados. Porém, ainda fica o desafio de entregar alguns serviços respeitando as regras de distanciamento social durante o combate ao COVID-19.

Como estão passando mais tempo em casa, muitas pessoas estão vendo mais as necessidades da casa e sentindo a vontade de mudar a decoração. Além disso, querem realizar aquelas reformas que desejam há muito tempo ou simplesmente melhorar o ambiente para  ter seu cantinho de home office adequado e confortável, por exemplo. Porém, mesmo com todos os métodos de prevenção, o cliente pode preferir realizar esses serviços somente depois do fim da quarentena.

Então, que tal garantir as vendas da sua marcenaria agora com serviços que serão entregues no futuro?

Muitas empresas de diversos segmentos estão aderindo à estratégia de pré-venda. Ou seja, o cliente paga agora por um serviço em promoção para que seja entregue em algum momento após a pandemia. Essa estratégia, que também pode ser chamada de voucher, pré-venda ou vale-compras, garante a rentabilidade do seu negócio nesse momento de crise.

Conceda desconto sem comprometer seu lucro

Para isso, você deve primeiro pensar em promoções especiais que vão levar seu cliente a fechar negócio. Isso porque ele precisa de um incentivo para pagar agora por algo que não terá em mãos no momento. Assim, a estratégia do voucher é benéfica para você e para ele.

Mas, para calcular o desconto, não se esqueça de fazer o cálculo do markup, para que o desconto não prejudique o lucro da marcenaria. Neste artigo, temos mais detalhes de como calcular o markup e uma planilha calculadora gratuita.

Como executar esta estratégia?

Depois de definir o valor do desconto, será necessário pensar também em emitir algum comprovante da venda, para que o cliente possa solicitar o serviço quando tudo voltar ao normal.

Lembre-se de que esse voucher será a sua segurança e a do cliente para garantir que ele receba exatamente o que foi vendido e de acordo com as regras da promoção proposta. É importante também ter esses detalhes no contrato de prestação de serviços para evitar reclamações futuras para os dois lados do negócio.

Atraindo clientes indecisos por meio da divulgação

E divulgue! Use o marketing digital para compartilhar as promoções e o voucher. Assim, você garante suas vendas e ainda atrai mais clientes com a inovação. Explique de maneira clara as regras, condições e benefícios da promoção e do voucher. Essa é uma forma, inclusive, de chamar a atenção de antigos clientes.

Porém, caso traga uma promoção mais agressiva, é importante que essa divulgação foque nos clientes que têm ou teriam mais resistência em fechar o negócio agora do que naqueles que já fechariam de qualquer forma. Para isso, você pode usar o WhatsApp Business para enviar a divulgação da promoção para clientes específicos, inclusive por meio de listas de transmissão.

Outra forma de divulgação que também incentiva o cliente a encomendar um projeto é enviar materiais digitais para ele se inspirar. Para isso, você pode utilizar os materiais digitais da Coleção Essência, por exemplo, que dão ao cliente um gostinho do que ele pode ter em casa, e assim ele já conhece as novas tendências em marcenaria.

Quando os serviços forem entregues, registre esse trabalho e peça depoimentos de clientes para publicar nas redes sociais da sua marcenaria. É uma boa forma de encantar clientes, mostrando seu trabalho.

O Clube Duratex está #SempreComVocê! Continue acompanhando as novidades no site, pois ainda temos muito mais conteúdo para você. Siga o Clube Duratex no Instagram!