#SempreComVocê: como os depoimentos digitais de clientes podem ajudar a trazer mais credibilidade para sua marcenaria e novos projetos

Os depoimentos de clientes são uma poderosa ferramenta para conquistar novos projetos e trazer segurança para um novo cliente. Veja o passo a passo de como explorar isso por meio da internet e aumentar as suas vendas, inclusive durante o isolamento

Por Redação | 13 de maio de 2020 às 10:16

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Você sabe como depoimentos de clientes são importantes para conseguir novos projetos na sua marcenaria, não é mesmo? Neste novo cenário que estamos vivendo, o depoimento de clientes se tornou ainda mais importante, como uma poderosa ferramenta para destacar seu negócio.

Então, por que não pedir avaliações no Google e feedbacks dos seus clientes para publicá-los nas suas redes sociais e até no seu site? Assim, você conquista a atenção e a confiança de potenciais novos clientes.

O grande diferencial dos depoimentos é que as pessoas costumam confiar mais em empresas com base em testemunhos reais de quem já utilizou seus serviços. Assim, você passa confiança e faz uma divulgação eficiente. Além disso, é uma maneira de manter o relacionamento com o cliente no pós-venda.

Mas é importante fazer isso de maneira profissional e cuidadosa. Por isso, #SempreComVocê, o Clube Duratex trouxe algumas dicas de como pedir e usar os depoimentos de clientes a seu favor para manter as vendas mesmo durante a quarentena.

1. Supere as expectativas antes, durante e depois do projeto

É claro que os clientes que se surpreenderem com o seu trabalho estarão mais dispostos a dar depoimentos, inclusive antes mesmo de você pedir. Por isso, a qualidade do seu atendimento deve ser excepcional desde o início.

Mapeie todas as necessidades do cliente nos primeiros contatos. Depois, procure superar as expectativas na entrega do projeto. Além disso, invista também em um trabalho de pós-venda, entrando em contato com o cliente para saber se ele está satisfeito, se precisa de algum reparo etc. Assim, você já tem o gancho para pedir um depoimento e ainda fidelizar este cliente.

Como explicamos neste artigo, um bom pós-venda envolve conhecimento do histórico do cliente, disponibilização de canais de comunicação, atenção a feedbacks negativos tanto quanto aos positivos e até promoções exclusivas.

2. Não tenha medo de pedir depoimentos e indicações

Com o trabalho de pós-venda, você já encontra uma abertura para perguntar ao cliente se ele gostaria de enviar um depoimento para você divulgar nas suas redes. Você pode orientá-lo fazendo perguntas mais específicas sobre o serviço:

  • O quanto você está satisfeito com o móvel/serviço realizado?
  • O que mais gostou no móvel/serviço realizado?
  • O que achou do nosso atendimento?
  • Você recomendaria nossos serviços?

Para aqueles que você vê que se sentem mais à vontade, não tenha medo de pedir para gravarem o depoimento em vídeo, mas você também pode utilizar depoimentos no formato de texto.

Mas não se esqueça: é fundamental pedir autorização do cliente para publicar o depoimento, as imagens e até o nome dele. Explique como esse conteúdo será utilizado e confira se ele concorda antes de publicar. Afinal, isso é importante para o bom relacionamento com esse cliente.

3. Peça fotos do móvel em uso

Quando entrega um projeto para o cliente, você tira suas próprias fotos do móvel instalado, mas provavelmente com tudo ainda vazio. Por isso, é importante você pedir ao cliente fotos do móvel tiradas por ele mesmo algum tempo depois da entrega.

Assim, o mobiliário já vai estar com os utensílios, e o ambiente vai estar decorado, por exemplo. Isso ajuda o seu potencial cliente a enxergar ainda melhor o seu trabalho e os ganhos que o outro cliente teve com organização e praticidade no dia a dia.

O legal é que isso pode ser feito até com clientes mais antigos e à distância, e você pode ajudá-lo com dicas de como tirar essa foto, como você mesmo já aprendeu aqui no Clube.

4. Faça o tratamento da mensagem e da imagem antes de publicá-la

Se o depoimento for feito em texto, você pode editá-lo antes de colocar no seu site ou nas redes sociais. Mas você só vai alterar erros de português ou a seleção das informações que devem ser publicadas.

Por exemplo: se o seu cliente dá detalhes sobre o próprio endereço ou outros dados pessoais, você deve excluir essas informações por questão de segurança.  Se você optar por publicar o print da mensagem, você pode editar a imagem para cobrir esses dados ou apenas mostrar a parte do depoimento que é interessante para o seu público.

Uma dica para deixar o seu post mais profissional e divulgar ainda melhor o seu trabalho é incluir na imagem o logo da sua marcenaria. Se você criar uma identidade visual, deixando os posts com detalhes parecidos e harmonizando com as outras redes sociais e o site, as pessoas vão identificar a sua marca mais facilmente.

5. É hora de divulgar! Utilize os depoimentos para mostrar credibilidade na internet

Enfim, agora que você já tem tudo em mãos, já tratou as informações, tem as imagens e a autorização do cliente, utilize os depoimentos para mostrar credibilidade na internet. Os depoimentos podem ser aplicados de diversas formas na sua comunicação.

Site 

No seu site, você pode criar uma área para depoimento de clientes. Essa área pode ser uma página ou até mesmo um destaque na página inicial

Se seu site conta com páginas por categorias de produtos/serviços, procure colocar em cada uma depoimentos relacionados a esses produtos/serviços.

No site, você pode publicar os vídeos e transcrever as mensagens de texto com um visual mais profissional e adequado ao site. O importante é que os depoimentos fiquem disponíveis e facilmente acessíveis o tempo todo para as pessoas visualizarem.

Redes sociais

Nas redes sociais, como Facebook e Instagram, você pode fazer um post para cada depoimento, usando o material recebido de maneira mais “bruta”. Os stories são uma boa plataforma para isso. Você pode publicar quantos depoimentos quiser e criar um destaque para que eles estejam sempre disponíveis no seu perfil.

Google Meu Negócio

Você também tem a opção de pedir avaliações no Google Meu Negócio. A pessoa pode deixar uma nota que vai de 1 a 5 estrelas e um comentário. Lembre-se: o Google Meu Negócio é uma ferramenta poderosa para que as pessoas encontrem e decidam fechar negócio com a sua empresa.

Isso deve te garantir uma boa quantidade de novos projetos. E não se esqueça de que estamos #SempreComVoce! Continue acompanhando o Clube Duratex para mais informações e dicas para superarmos este momento juntos.