#SempreComVocê: Na frente da concorrência: saiba como a sua marcenaria pode ser mais competitiva em 5 sugestões

Para destacar sua marcenaria dentre todas as existentes no universo do design de interiores, é preciso responder: o que meu produto tem de melhor e o que faz meu atendimento ser diferente? Encontre o caminho para as respostas neste artigo.

Por Redação | 12 de maio de 2020 às 19:09

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O que caracteriza uma marcenaria moderna em pleno 2020? Esse conceito vai muito além da tecnologia investida ou do processo de produção elevado à última potência da automatização. Ele está ligado à visão integral do mercado e do conhecimento que o proprietário tem a respeito do potencial do seu negócio e da identidade e comportamento de compra do seu cliente.

Você deve ter em mente que os seus clientes não estão preocupados com as dificuldades e os desafios que você enfrenta no dia a dia da sua marcenaria.

Seus custos fixos, custos com matéria-prima e as complexidades para produção não estão no radar do pensamento do cliente. Ele está focado em transformar ambientes com móveis lindos, de qualidade e com rapidez. Então, o que você precisa fazer? Não foque tanto nos seus produtos, e sim em uma oferta atraente e mais abrangente do que a do seu concorrente.

Essa oferta deve conter serviços adicionais, coisas intangíveis, valor agregado. É isso que fará a diferença na hora da venda. Você precisa entender quais são os serviços adicionais que o seu cliente está esperando do seu negócio, algo além da qualidade do produto. Mapear as possibilidades de se diferenciar da concorrência é o primeiro passo. Então listamos aqui 5 sugestões para você se destacar da concorrência. Avalie se cabem no seu negócio e se combinam com o estilo da sua marcenaria.

1. Atenção e foco total no cliente

Afinal, sua empresa utiliza ferramentas como WhatsApp, por exemplo, para facilitar a comunicação com seu cliente? Você e sua equipe têm um tempo de resposta rápido e vão direto ao ponto com soluções reais para tudo que ele questiona? Isso é um diferencial.

2. Tom de voz amigável

Além disso, sua empresa tem um discurso amigável na comunicação com o seu público-alvo? Traz uma humanização e uma personalização na conversa com seus prospects? Essa postura, que traz o diálogo real, numa linguagem educada, claro, mas também natural, aproxima o cliente do seu negócio. Se quiser se aprofundar neste item, confira aqui nosso artigo com mais dicas sobre este tópico tão transformador para o negócio.

3. Solução de impasses e flexibilidade

Sua marcenaria tem flexibilidade para se adaptar a situações diferentes que podem surgir com determinado cliente? Afinal, ela está pronta para usar a criatividade na solução de problemas que ele pode trazer? Isso é importante não só no projeto dos móveis, mas nas condições de pagamento, para fazer cobranças ou no relacionamento com o arquiteto. Sua equipe lida bem com imprevistos?

4. Pós-venda com excelência

Ou seja, seu time está pronto para resolver problemas depois da entrega do móvel? Uma postura defensiva pode afastar o cliente em futuros projetos. Por outro lado, uma postura gentil e conciliadora pode fidelizar para sempre alguém que foi atendido com simpatia e vontade de resolver

5. Segurança sempre!

Por fim, o cliente precisa de segurança não só em relação a prazos de entrega ou à credibilidade da sua marcenaria com indicações. Por isso toda ação que tem em mente a prevenção é bem-vinda. Portanto, tomar atitudes que vão ao encontro do cuidado com a saúde reflete o comprometimento da sua marcenaria com o bem-estar do seu cliente e da sua equipe. E não são apenas os EPIs para uso na marcenaria. Afinal, no momento atual que vivemos, o uso de máscara adequada (PFF2, a mesma usada como EPI) e álcool em gel é um ponto positivo para sua imagem com o cliente. Além disso, claro, contribui de fato com o controle da disseminação de covid-19, seja na produção ou na visita.

Essas sugestões são parte de uma ideia completa de negócio. Talvez, antes delas, seja preciso avaliar a parte do produto e da produção em si para saber se já é possível avançar nas melhorias que vão além da madeira. Mas, se você já está confiante no quesito qualidade da entrega, é hora de pensar além. Para ajudar neste processo de caminhar adiante no planejamento da sua empresa, você pode revisitar nossos conteúdos da série Personas, que ensina tudo sobre identidade do negócio e identidade do cliente e ainda dá dicas práticas para atuação neste momento de isolamento social e incertezas econômicas.

Enfim, saber que você está em um lugar diferente do seu concorrente e saber por que sua empresa faz diferente no processo de compra e venda é essencial para uma vida longa e próspera da marcenaria. E essa consciência é ainda mais importante em tempos cheios de desafios e inseguranças. Continue acessando nossos conteúdos da série #SempreComVocê e conte com o Clube Duratex para este momento e, claro, para quando tudo passar.