#SempreComVocê: Novos desafios, novas formas de agir – Vale a pena continuar com os contatos para fechar vendas neste momento?

Se você estava iniciando um bom ritmo de vendas ou se ainda não havia engrenado como gostaria antes da pandemia, este conteúdo é pra você! Diferenciação de mercado é importante, mas acrescentar atitude na gestão da sua marcenaria garante o sucesso

Por Redação | 29 de maio de 2020 às 15:41

Antes da pandemia e do distanciamento social, sua marcenaria já não conseguia manter um fluxo constante de vendas? Não conseguia atingir um ritmo de vendas que considerava ideal? Fazia muitos orçamentos com seus contatos, mas não fechava negócio? Não era incomum, depois de várias visitas a obras ou clientes, de uma apresentação de projeto 3D de encher os olhos, você ser surpreendido pela negativa de quem decidiu fechar negócio com um concorrente que apresentou um orçamento pela metade do valor proposto pela sua marcenaria?

Você não está sozinho. Essa é a realidade de muitos empreendedores na área do design de interiores e da marcenaria. Mas por que isso acontece com quem trabalha com diferenciação e propostas de valor, como qualidade e entrega?

O acesso facilitado a ferramentas de fabricação de móveis estimula novos empreendedores a arriscarem abrindo novas e pequenas marcenarias. Eles acabam utilizando a estratégia de preço baixo, puxando a média do mercado para baixo. Só que a tendência disso tudo é a saturação. Mesmo em um mercado que oferece personalização, com essas condições de oferta abundante, existe uma tendência para uma padronização de preço e serviço.

Estratégias inteligentes

Uma estratégia inteligente para usar em uma realidade como essa é fugir da competição direta, com briga por preços. Afinal, já sabemos que o resultado dessa competição é fazer com que todos tenham baixíssimas margens de lucro. A partir daí, há uma série de medidas que o empreendedor deve tomar para se diferenciar dos concorrentes.

Mas e agora, com a transformação do mercado? Será que as medidas são as mesmas? Como não ficar ainda mais perdido e como trilhar um caminho na árdua tarefa de encontrar o cliente certo para a sua marcenaria? Onde está aquele cliente que vai valorizar a qualidade dos materiais, o design dos móveis, a técnica utilizada na fabricação e a entrega qualificada que você tanto preza?

E mais: onde está este o cliente que vai fechar negócio agora? Já falamos aqui no Clube de alguns cenários que estão se desenhando nesta quarentena e algumas oportunidades baseadas em novas realidades.

O início da jornada pode ser investigar e fazer um trabalho de formiguinha com cada ponto de contato seu que seja uma ponte para um potencial cliente que queira realizar uma mudança em casa.

A pergunta central no início deste texto era: vale a pena continuar com os contatos para fechar vendas neste momento?

E a resposta é simples: sim!

Revise e-mails antigos, cartões, agendas de anos atrás e trace uma estratégia de abordagem gentil e elegante.

Não traga à tona negociações inacabadas do passado nem questione motivos para o não fechamento da venda.

Reapresente a sua marcenaria e, de maneira sutil e não invasiva, relembre seus pontos fortes identificados na primeira parte da série Novos desafios, novas formas de agir, como sua qualidade.

Determine canais de comunicação para cada potencial contato que você mapeou.

Analise se você tem intimidade com alguns para um início de conversa no WhatsApp, por exemplo. Ou, quem sabe, uma ligação telefônica ou um e-mail.

Vá direcionando estrategicamente cada retomada de relacionamento.

E, enquanto desenvolve essa ação, já separe os contatos que podem render parcerias. Em resumo, elas podem ser o próximo passo para o plano tático da sua marcenaria. Vamos falar delas na terceira parte da série Novos desafios, novas formas de agir!

Então conte com a gente! Afinal, nós, do Clube Duratex, estamos #SempreComVocê.