#SempreComVocê: Novos Desafios, Novas Formas de Agir – Vale a pena fazer o planejamento da sua marcenaria neste momento de tantas incertezas?

Mais do que nunca, agora planejar é uma ferramenta para manter a vida normal na anormalidade mais atípica que já vivemos. Vamos falar de estratégias para refletir sobre as oportunidades da sua marcenaria?

Por Redação | 28 de maio de 2020 às 16:55

Primeiramente, este conteúdo não tem a intenção de ser um texto que lembre aqueles famosos livros de autoajuda. Porém é impossível falar de planejamento sem falar das impressões e dos sentimentos que este período vem gerando nas pessoas. Enfim, quando a gente fica com a sensação de que não há nada a ser feito a não ser se adaptar ao que nos foi imposto pela realidade de uma pandemia e que nenhuma interferência nossa fará diferença no destino da nossa marcenaria, tudo fica perdido.

Antes de mais nada, a criatividade no dia a dia nos dá a sensação de dignidade, de que empreender vale a pena, por exemplo. Além disso, já falamos aqui no Clube sobre a saúde mental neste período. E planejar pode ser, além de uma atitude supercorreta e racional, uma solução na busca do otimismo que precisa aparecer em momentos tão desafiadores como este.

Contextualizando

Inicialmente, vamos contextualizar o mercado pré-pandemia. Nos últimos 20 anos, esse mercado cresceu muito no modelo de venda de móveis modulados, fabricados em grande escala. Depois, surgiram novas transformações, e o número de pequenas marcenarias cresceu bastante. Esse modelo mais enxuto entregou aos clientes produtos mais personalizados e de qualidade.

Onde o seu negócio se encaixa? Com essa descrição de cenário, levando em conta o aspecto financeiro, a cadeia de valor e a análise das oportunidades atuais, mesmo em tempos estranhos, está na hora de realizar a escolha para o futuro. Até antes da pandemia, você tinha dois caminhos a serem seguidos: manter o modelo atual ou buscar um novo, explorando novos produtos, mercados ou modelos de rentabilização. Só que hoje, mesmo mantendo o estilo da sua marcenaria, você vai precisar sair em busca de novas práticas. Você precisa analisar as possibilidades de expansão para outros segmentos, outras regiões, diversificar o portfólio de produtos, consolidar o mercado por meio de fusões ou mudanças na forma de atender o cliente. Uma forma de fazer isso é usar a Matriz SWOT!

Esse método analisa Forças e Fraquezas da empresa, Oportunidades e Ameaças. O nome vem das iniciais dessas mesmas palavras em inglês: Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats.

Vamos explicar um pouco cada ponto para você listar cada elemento tendo bem claros todos os conceitos que envolvem essa dinâmica.

Você deve listar cada uma dessas categorias de acordo com sua análise do seu negócio. Uma ideia que facilita a elaboração da matriz SWOT é que o ambiente interno determina suas forças e fraquezas. E um exame do ambiente externo define as oportunidades e ameaças.

Matriz SWOT

Forças: características do seu negócio e equipe que podem ser consideradas vantagens sobre a concorrência.

Fraquezas: características da sua marcenaria que precisam ser melhoradas e de que sua concorrência dá conta.

Oportunidades: fatores externos, seja na economia, seja na sociedade em geral, podem configurar um cenário favorável para a empresa. Essas são as oportunidades. Seria o home office uma oportunidade durante este momento de transformação? Leve isso para sua análise de matriz SWOT.

Ameaças: Ameaça é o cenário oposto do encontrado na oportunidade. As conjunturas que criam um ambiente desfavorável para a empresa e que ninguém pode controlar são ameaças para o negócio.

Portanto vamos fazer uma simulação, pensando em uma marcenaria fictícia para deixar mais concreta a análise a ser feita em cada quadrante da matriz SWOT. Vamos imaginar um cenário para um empreendimento na área do design de móveis. Enquanto lê, você já vai pensando nas características da sua empresa e no cenário que percebe ao redor dela para, depois, organizar tudo no seu planejamento.

Marcenaria fictícia

Pontos fortes: a alta qualidade do mobiliário, marca reconhecida no mercado, carteira de clientes construída em seus 30 anos de operação.

Pontos fracos: preço alto, alto turnover (troca de pessoal), prazo de entrega elevado e dependência de mão de obra especializada.

Oportunidades: crescimento pela demanda de móveis sob medida, novos empreendimentos em cidades próximas.

Ameaças: aumento de vendas pela internet, procura por mobiliário casual, prestadores de serviço vendendo móveis (montadores de peças), redes do varejo oferecendo móveis sob medida.

Enfim, agora que você já visualizou uma lista prática da matriz SWOT com uma marcenaria imaginária, pense na sua e faça o mesmo exercício.

Tirando o planejamento do papel

Por fim, agora é momento de detalhar as ações olhando a matriz SWOT. Então o que você vai fazer para eliminar os pontos fracos, alavancar os pontos fortes, aproveitar as oportunidades e tentar reduzir as ameaças ou riscos? Com essas respostas vai nascer o planejamento da sua marcenaria. Para cada item, mesmo os positivos, é possível traçar metas e propor ações pontuais. Em suma, na proposta das forças, por exemplo, é possível projetar a comunicação dessas forças para todo o mercado.

Por outro lado, no plano que considera as fraquezas, você vai propor as mudanças necessárias. Nos dois casos, é bom determinar prazos com datas para análise de resultados e mudança de rumo ou não. Além disso, nas oportunidades e, principalmente, nas ameaças, vem o maior desafio de criatividade. Embora possa parecer que não há nada a ser feito senão aceitar a realidade, é aí que você e sua equipe vão dar aquela virada que faz o negócio valer a pena e que nos devolve a fé no trabalho e o otimismo em empreender.

Enfim, bom planejamento e bons negócios! Estamos #SempreComVocê!