4 dicas incríveis para elevar a organização e os resultados da sua marcenaria

Técnicas de gestão, ferramentas e estratégias não podem faltar dentro de uma marcenaria. Contudo, olhar para o fator humano é mais do que necessário para manter a qualidade dos seus produtos e serviços.

Por Redação | 31 de janeiro de 2020 às 18:32

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Todos nós sabemos o quanto empresários do ramo moveleiro enfrentam desafios para manter uma boa gestão da sua marcenaria. Muitos desses desafios acabam mexendo com as emoções e os sentimentos de todas as pessoas envolvidas no processo. Mas isso, de alguma forma, pode afetar a qualidade do trabalho realizado, comprometendo a organização e os resultados do negócio.

Neste post vamos revelar 4 dicas fundamentais para que a qualidade dos produtos e serviços da marcenaria não seja afetada por algum comportamento provocado por emoções ou sentimentos.

1) Observe-se 

Quando fica tenso, confuso ou até mesmo irritado durante o trabalho, você sabe identificar o real motivo que está por trás desses sentimentos? Fazer essa organização é o primeiro passo para desenvolver a sua inteligência emocional. Saiba que os sentimentos sempre estarão presentes no seu dia a dia, e, junto com eles, as emoções também. O grande segredo é observar-se e saber o que fazer com cada um deles, evitando reações precipitadas, das quais você se arrependerá com o passar do tempo.

Vamos a um exemplo: você está muito ansioso para bater a meta de vendas, pois falta pouco… Surge uma grande oportunidade, mas o cliente quer o pedido entregue em um prazo muito apertado, e a sua produção está a todo vapor para cumprir os prazos já combinados. E o que você faz? Fecha a venda sem conversar com o cliente e explicar a situação. Tudo isso impulsionado pela ansiedade de fechar a meta.

2) Verifique se a comunicação está fluindo 

É muito importante validar se a comunicação entre seus colaboradores está de fato acontecendo. Funcionários com dúvidas e pressionados pelo prazo de entrega podem tomar decisões desastrosas e causar inúmeros erros na hora de montar o projeto de móveis sob medida.

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3) Converse com seus colaboradores

Pessoas com problemas emocionais podem manifestar uma situação resolvida de forma equivocada, quebrando objetos, acidentando-se com facilidade ou se isolando dos demais colegas. Por isso, quando perceber algo estranho, é importante se mostrar aberto e tentar identificar o que seu colaborador está passando.

4) Desenvolva as pessoas que trabalham com você 

Dessa forma, a evolução do seu negócio só será possível com a ajuda de outras pessoas. Daí a importância da organização. Por isso, é muito importante que os objetivos pessoais dos seus funcionários estejam alinhados com os objetivos da marcenaria.

Por fim, estabelecer cada posição na marcenaria, por meio de uma definição clara de cargos, revisando o que se espera de cada posto, o conhecimento necessário, as habilidades e as atitudes, é o primeiro passo.