4 dicas para melhorar o seu acompanhamento pós-venda

O atendimento feito ao cliente após a compra faz parte de um importante processo de fidelização e networking. Saiba como melhorar o seu pós-venda.

Por Redação | 18 de fevereiro de 2020 às 19:05

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Com um mercado cada vez mais competitivo, o pós-venda se torna um grande diferencial. Não se trata mais de vender um móvel, mas vender uma experiência. Para se destacar dentre os concorrentes, você deve ter atenção com o seu cliente em todos os processos, inclusive após a finalização da compra.

O pós-venda é a última etapa do processo de consumo. É o tratamento que você dá para o cliente após ele concluir a venda, buscando feedback para melhorar os seus serviços. É no pós-venda que você fideliza seus clientes e estimula novas vendas, além de fortalecer sua marcenaria dentro do mercado.

A fim de otimizar esse importante processo, separamos algumas dicas para você. Confira!

Histórico do cliente

Guarde as informações dos seus clientes. Essa é uma forma de conhecer melhor o seu público e realizar um trabalho mais assertivo. Por exemplo, se um cliente fechou um projeto com os padrões da Coleção Plural, você pode usar isso a seu favor e oferecer produtos Duratex que combinam com a escolha dele.

Sabe quando você está assistindo a um vídeo na internet e aparecem os vídeos relacionados? Eles só aparecem porque seus dados foram coletados, e a ferramenta sabe o que oferecer por causa deles. No pós-venda usa-se o mesmo princípio. Utilize uma planilha para coletar o histórico do seu consumidor e poder ser mais assertivo nos futuros negócios com ele.

Canais de comunicação

É extremamente importante que seu cliente consiga se comunicar com você e vice-versa. Com isso, você terá feedbacks e poderá melhorar seu serviço. Disponibilize canais de comunicação, como e-mail, WhatsApp e telefone, e esteja sempre disponível para seu consumidor. Apresente publicamente soluções para dúvidas que são comuns e aumente sua relevância nas redes sociais.

Atenção ao feedback negativo

Mais importante do que o elogio é a reclamação. Porque é nessa situação que você tem espaço para melhorar seu serviço. Nunca ignore um feedback negativo e, se possível, solucione o problema o mais rápido possível. Essa demonstração de interesse revela que a empresa está preocupada em oferecer o melhor serviço. Isso faz parte do processo de fortalecimento da marca dentro do mercado.

Promoções exclusivas

Em resumo, priorize seus clientes mais antigos. Então faça promoções exclusivas para os mais assíduos. Afinal, essa é uma excelente forma de fidelizar o público e atrair novos consumidores. Além disso, lembre-se de que o marketing boca a boca é muito efetivo.

Então planeje sua estratégia do início até após o fim da compra. Isto é, não venda apenas um móvel, venda uma experiência. Esteja ao lado de seu cliente, e com certeza você obterá resultados melhores. Enfim, o pós-venda é um serviço elementar para melhorar o seu negócio. Não ignore essa importante etapa do processo.