5 pontos fundamentais para melhorar as contas na marcenaria

A falta de organização pode comprometer o caixa da marcenaria. Por isso, neste conteúdo revelamos os 5 pontos fundamentais para ter uma marcenaria organizada

Por Redação | 18 de agosto de 2019 às 11:35

‘’Imagine que já se passaram três horas de trabalho de uma terça-feira e você está trabalhando na engenharia de um projeto que foi vendido na última semana. Questiona-se sobre como desenvolver o melhor encaixe do canto em L da cozinha e todas as possíveis variáveis para produção do projeto.

Como o cliente é muito exigente e tudo deve ficar impecável neste novo projeto, você mesmo decide construir o móvel. Afinal de contas, algumas coisas não podem ser feitas por funcionários, pois é isso que faz toda a diferença no seu negócio. É a razão de existir da sua marcenaria.’’

Este é um cenário que se repete em milhares de marcenarias pelo Brasil, no qual os empresários precisam se desdobrar em diversas atividades para manter o negócio em pé. O trabalho extra vira rotina quase todos os dias. Além disso, muitas vezes os fins de semana são comprometidos para a finalização de projetos que estão atrasados.

Neste primeiro artigo da série sobre organização na marcenaria, queremos mostrar que existe um conjunto de ações que definitivamente pode transformar a marcenaria. Afinal, é possível torná-la muito mais organizada e preparada para os próximos desafios. Vamos conhecer essas ações?

1. Desenvolver um espírito empreendedor

Primeiramente, você precisa definir o propósito de a sua marcenaria existir, ou seja, dar um sentido para o seu negócio. É preciso questionar-se, e uma boa dica é começar respondendo à seguinte questão: “Qual é a importância do meu negócio para as pessoas?’’. Assim que o propósito estiver claro e definido para você, compartilhe-o com seus funcionários. Dessa forma você os engajará, e o resultado será o melhor atendimento ao cliente.

2. Controlar as contas

Ter controle total sobre o que entra e principalmente sobre o que sai do caixa é dever de qualquer empresário. Por isso, controlar a inadimplência e aprender a negociar com os clientes é uma ótima dica para manter o caixa saudável.

3. Separar as contas pessoais

Misturar as contas pessoais com as contas da empresa pode ser um caminho sem volta. A principal dica é: entenda que as suas retiradas e o seu salário não podem variar conforme o faturamento da empresa. Defina um valor fixo e faça uma reserva para emergências e futuros investimentos em melhorias.

4. Melhorar a produtividade

Eliminar desperdícios, revisando todos os processos da sua marcenaria, é o caminho para ter mais produtividade. Faça uma lista e revise tudo o que você está fazendo e que não agrega valor aos seus clientes. Concentre-se em atividades que farão a diferença.

5. Calcular corretamente o mark-up

Por fim, calcular corretamente o índice aplicado sobre o custo, sendo uma margem compatível com o mercado, é fator determinante para obtenção de lucro todo final do mês. Por isso, o cálculo correto do mark-up garante que você contemple todos os custos para produção de um projeto, desde impostos até a mão de obra.

Enfim, agora que você já conhece um conjunto de ações para organizar a sua marcenaria, continue acompanhando os conteúdos do Clube Duratex. Então coloque em prática todas as nossas dicas para obter ótimos resultados para a sua marcenaria.

Fique por dentro das novidades. Siga o Clube Duratex no Instagram!