7 passos para organizar as contas na marcenaria

Para começar a resolver o problema de caixa, é preciso uma reflexão sobre o negócio como um todo. Veja neste artigo os 7 passos para começar a organizar as contas na marcenaria.

Por Redação | 6 de setembro de 2019 às 14:21

Para começar a resolver o problema de caixa, é preciso uma reflexão sobre o negócio como um todo. O saldo do caixa é um reflexo de tudo o que está acontecendo na empresa e fora dela. Não importa quantas horas o dono trabalha por dia, pois não é isso que vai fazer os resultados melhorarem. Não é a quantidade, mas como são empregadas as horas de trabalho para a solução dos problemas. Mais do que pensar “o que” fazer, é preciso entender “como” trabalhar nos dias de hoje.

Primeiro o dono deve entender que não adianta ficar reclamando. Não vai conseguir mudar o mercado, em que mais marcenarias estão oferecendo móveis sob medida. É preciso se diferenciar. Ao mesmo tempo, a empresa precisa dar lucro para que esta margem possa ser reinvestida em melhorias que garantam a sobrevivência do negócio. Por isso, destacamos abaixo os 7 passos para dominar as contas da sua marcenaria.

1. Registrar todas as entradas

Primeiramente, pense: qual é faturamento mensal no decorrer do ano, mês a mês? Existem meses com mais faturamento? Outros com menos? Existe um padrão ano a ano? A empresa tem números suficientes para entender um padrão e poder agir preventivamente em meses com baixa entrada de caixa?

2. Controlar as saídas

Cada gasto na marcenaria, por menor que seja, deve ser classificado e registrado para que se saiba para onde o dinheiro da empresa está indo.

3. Controlar as contas pessoais

Comece registrando e classificando as contas pessoais para entender o quanto pode economizar. Reduzir e fixar um valor máximo de retirada da empresa diminuirá significativamente o estresse no final do mês.

4. Gerenciar a inadimplência

Saber por que os clientes não pagam e em que circunstâncias isso ocorre é o primeiro passo para evitar esse problema que pode desestabilizar o negócio. Essa tarefa também pode indicar um perfil de cliente que não vale a pena atender.

5. Saber negociar com clientes

Saber ouvir o cliente, mostrar que um problema será resolvido e como isso gera valor. Além disso, valorizar todos os benefícios antes de apresentar o preço já é um bom início.

6. Separar as contas pessoais das contas da empresa

O faturamento da marcenaria não pode ser o salário do proprietário. Mensalmente deve haver retiradas fixas – como um salário –, e deve-se retirar uma parte do lucro só no final do ano, quando houver.

7. Preparar-se para os imprevistos

Por fim, gastos emergenciais podem ocorrer a qualquer momento. Por isso é importante sempre ter uma reserva em caixa.

Continue acompanhando os conteúdos do Clube Duratex e veja nos próximos posts como implementar essas mudanças.

Fique por dentro das novidades. Siga o Clube Duratex no Instagram!