Como a tecnologia pode ser aliada das marcenarias

É possível melhorar o desempenho e a produtividade do seu negócio por meio de ferramentas digitais

Por Redação | 14 de junho de 2019 às 17:16

A transformação digital já alcançou a maioria dos setores da sociedade e chegou também às marcenarias.

A marcenaria é considerada há muito tempo uma área em que prevalece o trabalho manual, porém é possível melhorar o desempenho e a produtividade do seu negócio por meio de ferramentas digitais.

Vantagens da tecnologia para as marcenarias

– Deixar os processos mais simples e ágeis devido à automação, garantindo maior produtividade.

– A tecnologia ajuda a cumprir a exigência do cliente por móveis personalizados, sem que o seu negócio sofra com os altos custos de produção.

– Máquinas e equipamentos de alta tecnologia podem diminuir o tempo de produção e evitar erros.

– Ajuda a organizar as finanças e a administrar melhor o seu negócio.

– Proporciona boas ferramentas de divulgação do seu trabalho.

Tecnologias que podem ser aliadas da sua marcenaria

Projeto do móvel

Existem hoje aplicativos e softwares para a criação do projeto do móvel, possibilitando que você apresente para o cliente, de forma rápida e prática, como ficará o produto. Além disso, você pode elaborar o orçamento direto nessas ferramentas.

Financeiro

Como já falamos aqui no Clube Duratex, manter um fluxo de caixa é fundamental para o sucesso da sua marcenaria. Então, para te ajudar nessa tarefa, você pode usar planilhas ou alguns dos vários sites e aplicativos disponíveis com esse objetivo, como o GuiaBolso, o Mobills e o Quickbooks.

Comunicação

Uma comunicação assertiva com os seus clientes pode ser a chave do sucesso para a fidelização. E isso também vale para fornecedores e colaboradores.

As redes sociais e aplicativos de mensagens, como o WhatsApp [link para artigo, quando estiver disponível] pode ser um grande aliado nessa missão.

É importante tomar cuidado com as mensagens enviadas, então sempre atente para o português correto, a linguagem e a velocidade nas respostas.

Marketing

Um dos maiores símbolos da transformação digital são as redes sociais. Hoje em dia, é difícil encontrar alguém que não esteja presente em pelo menos uma rede social – inclusive o seu potencial cliente. Por isso, a sua marcenaria deve estar lá também.

Ter um bom site e boas redes sociais pode ser o grande diferencial competitivo que fará a sua marcenaria chegar mais longe. Por isso, talvez seja a hora de você começar a investir no marketing digital.

Gostou das dicas? Então mãos à obra e vamos investir em uma marcenaria moderna.