Como melhorar o ciclo de vendas da sua marcenaria

Toda empresa tem um ciclo de vendas, e na marcenaria não é diferente. Ter conhecimento de como ele funciona pode gerar muitos negócios para você.

Por Redação | 3 de outubro de 2018 às 14:38

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Em uma definição simples, um ciclo de vendas é a série de etapas necessárias para vender um produto ou um serviço. Elas ocorrem desde o interesse do cliente pelo seu serviço até entrega do móvel. Sendo assim, cada ciclo tem suas particularidades e tempo de duração.

O segredo de vendas da sua marcenaria é encurtá-lo o máximo possível e atender o cliente com agilidade. Mas para isso é necessário que você otimize o fluxo.

Comece mapeando seu ciclo de vendas atual, conheça cada passo dado em seus mínimos detalhes.

A primeira atenção é sempre para a captação do cliente, que pode acontecer de diversas formas, desde o boca a boca até o uso da divulgação paga.

O ponto aqui é fazer com que um suposto interessado vire realmente potencial cliente. Para isso, você precisa ter noção exata da sua capacidade de atendimento, público desejado e, a partir disso, desenvolver ferramentas que tragam o cliente até o seu contato real.

Com o cliente atraído, é o momento de mostrar seus serviços, qualidade, agilidade e realizar a demanda em um prazo de entrega imbatível pela concorrência.

Cliente convencido e trabalho acertado. Chegou a hora crucial: a negociação. Saiba exatamente seus custos, sua margem de negociação, os prazos e formas de pagamento que podem ser utilizados. Isso faz muita diferença neste momento e atrairá mais vendas para sua marcenaria.

Agora é a hora de realizar a prestação de serviço e cumprir tudo o que foi acordado na negociação. Um sistema de controle de cada etapa, com a checagem para ver se tudo está correndo de acordo com o planejamento, é essencial. Qualquer falha pode gerar um desgaste desnecessário com o cliente e quebrar todo o ciclo de venda.

Por último, fazer o pós-venda é uma atividade que pode melhorar seu ciclo. Saber se o móvel está de acordo com o desejo do cliente, se a entrega foi correta e se a instalação foi feita com qualidade fideliza o cliente. Além disso, é bom checar se, durante todo o ciclo de venda, não houve alguma ruptura.

DICAS

  • Negociar direto com quem toma a decisão facilita muito a diminuição do ciclo de venda.
  • Faça um manual de argumentação, no qual estejam mapeadas as perguntas frequentes de seus clientes. Garanta que todos tenham as respostas de forma ágil.
  • Hoje em dia, muitos clientes buscam marceneiros pela internet. Tenha uma página e uma rede social ativa e, se possível, efetue promoções por meio delas e atraia boas vendas para sua marcenaria.

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