Guia para Redes Sociais: como utilizar o YouTube para divulgar sua marcenaria

O YouTube é a plataforma de compartilhamento de vídeos que pode fazer sua marcenaria alcançar novos usuários e também facilitar a divulgação dos seus projetos

Por Redação | 20 de agosto de 2020 às 18:48

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Em termos de alcance, o YouTube certamente é uma das redes sociais mais potentes do Brasil. A plataforma de compartilhamento de vídeos continua sendo o segundo site mais acessado do planeta, perdendo apenas para o buscador da internet Google. Sendo assim, o YouTube é capaz de entregar conteúdos para bilhões de usuários em todas as partes do mundo.

Isso porque a rede tem uma variedade quase que imensurável de conteúdo. Possibilita que seus visitantes encontrem uma diversidade de assuntos e, mais importante, tudo aquilo que procuram. Por isso, nesta última parte do nosso Guia para Redes Sociais, vamos trazer algumas dicas sobre essa rede incrível, que pode ajudar a sua marcenaria a ganhar destaque no mercado e atrair ainda mais clientes.

Crie uma conta no YouTube

O primeiro passo é sempre o mais importante: criar uma conta na rede utilizando o nome da sua marcenaria. Isso porque, sem criar a conta, você não consegue produzir nenhum tipo de material, muito menos divulgá-lo.

Feito isso, você pode personalizar e deixar o seu canal mais com a cara da identidade visual do seu negócio. Lembre-se: é recomendado que todas as suas redes (Facebook, Instagram e Pinterest) conversem entre si, ou seja, todas elas se pareçam, como se fossem da mesma família.

Dedique tempo para pensar em títulos e descrições 

Assim como nos textos de posts para Facebook e Instagram, o título e a descrição do vídeo são o que vai fazer com que seu público encontre seu conteúdo e se interesse por ele.

Para o título, você precisa ser chamativo, facilitar a busca e manter um padrão. Então não invente muito! Invista em algo simples e efetivo.

Já para a descrição, você pode ir um pouco mais além e descrever um pouco mais o seu produto ou o seu processo. Porém, não muito. Sua descrição deve ter por volta de 2 linhas. É isso que vai fazer sua marcenaria se destacar de outras. Neste espaço, você deve usar palavras-chave, colocar o link do site da sua marcenaria e descrever o que a pessoa verá no vídeo.

Organização é fundamental

Pode ser muito difícil se perder na organização do seu negócio. Por isso, dedique algum dia do mês para atualizar uma planilha com o conteúdo do mês ou, se preferir, faça isso semanalmente. Assim, você evita grandes surpresas durante o processo.

Dentro do seu canal, organize o seu conteúdo também, dividindo-o em categorias e criando playlists.

Faça o uso otimizado de tags

Tags são palavras ou pequenas frases que vão levar o usuário até o seu conteúdo. É extremamente essencial escolher as tags certas, porque isso faz seu vídeo chegar até mais pessoas.

Para isso, aqui vão algumas dicas para você:

  • Coloque a palavra principal como primeira tag
  • Não se preocupe em utilizar maiúsculas
  • Não coloque tags na descrição
  • Coloque somente entre 6 e 8 tags
  • Não use tags na descrição do vídeo
  • Não use nome de outros canais nas tags

Com essas dicas, você já consegue otimizar melhor o seu conteúdo e impulsioná-lo para que ele ganhe o mundo.

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Fique de olho em possíveis colaborações

Já ouviu o ditado “juntos somos mais fortes”? Isso se aplica bem ao YouTube. Isso porque parcerias com arquitetos ou até mesmo fornecedores do seu setor podem fazer com que um outro público migre até o seu canal, somando novos seguidores.

Faça um conteúdo relevante 

Talvez esta seja a dica mais eficaz para o sucesso do seu canal: produza conteúdos que sejam relevantes para você e para o seu público. Invista em passar conhecimentos daquilo que você sabe fazer muito bem, ensine algumas dicas no seu canal e envolva-se com o seu espectador.

Gostou das dicas? Fique de olho para mais sugestões do Clube!