Guia para Redes Sociais: inspire-se e destaque sua marcenaria no Pinterest

O Pinterest é uma ótima rede social para buscar inspirações e referências para a sua marcenaria, mas também para divulgar seu trabalho

Por Redação | 17 de agosto de 2020 às 15:36

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Quando falamos em marcenaria, pensamos que é muito importante que o resultado final, além de prático, seja também bonito. O Pinterest é uma rede social totalmente voltada ao visual. Ela permite que você descubra, compartilhe e salve ideias para os mais diversos segmentos, incluindo o de marcenaria. São o que eles chamam de “pins”, os marcadores que as pessoas usam para salvar essas ideias que amam na rede.

Para te ajudar a navegar melhor nessa rede social e aproveitar ao máximo o que ela tem a oferecer, separamos algumas dicas imperdíveis. Confira!

Crie uma conta

Esse definitivamente é o primeiro passo antes de conversarmos sobre como navegar na rede. Para  criar uma conta pessoal, você só precisa inserir um e-mail, criar uma senha e falar a sua idade. Ou então se conectar por meio do Facebook. Porém, com esse tipo de conta você só consegue navegar pela rede social e salvar referências.

Se o que você quer é, de fato, atuar na rede, é necessário fazer uma conta business. Segundo pesquisa, 84% dos usuários usam a rede quando estão decidindo o que comprar, e 77% descobriram novas marcas e produtos na plataforma. E a sua marcenaria pode ser uma dessas descobertas.

Adicione o botão “Pin it” às suas imagens

Essa é uma dica imperdível se você tem um site da sua marcenaria. Isso porque o “Pin it” faz com que as imagens fiquem com um botão no canto superior esquerdo, possibilitando que os seus visitantes as postem no Pinterest diretamente do seu site. Você pode fazer isso clicando aqui.

Crie pins 

Como dissemos, os pins são as referências e ideias que as pessoas costumam salvar para aplicar nos seus projetos ou até mesmo comprar da sua empresa. Você, como marceneiro, também fica por dentro de tendências e acha inspirações para diversos projetos.

Como empresa, você também tem a possibilidade de expor seus produtos e ainda vinculá-los ao seu site, se quiser, criando os seus pins.

Mas atenção! Para que os seus álbuns e pins sejam convidativos e despertem o interesse do seu cliente, é necessário que você preste atenção na qualidade e no formato das imagens.

Faça álbuns que conversem com o seu trabalho

Mantenha uma certa coesão no perfil público da sua marcenaria. Para isso, crie somente álbuns que sejam sobre a sua empresa e que passem a imagem que você construiu dela. Por exemplo: você pode ter um álbum voltado ao móvel em si, outro para ambientes, outro da construção da sua marcenaria.

Salve as referências de que você gostar

O Pinterest é a rede ideal se você está procurando inspirações. Fazendo isso, você se coloca no mercado como uma empresa que está atenta ao que está sendo produzido de novo e curiosa por diferentes técnicas para fazer algum móvel. Para isso, você pode salvar os pins de que gostar, criar diversas pastas e dividir como quiser. Inclusive, você pode decidir se quer que essas pastas sejam privadas ou públicas.

Utilize palavras-chave nos títulos dos seus pins

Como em quase toda rede social, as palavras-chave é que vão fazer com que você encontre o que precisa e que as pessoas te encontrem naquilo de que precisam. Por isso, não viaje muito nos nomes dos seus álbuns e vá direto ao assunto. Se você quer um álbum para móveis de cozinha, coloque o nome como “Móveis para cozinha”. Se você quer falar de projetos de estantes para escritório, coloque “Estantes para escritório”, e por aí vai.

O mesmo se aplica para pesquisar algum assunto. Sempre vá pelo caminho mais óbvio e direto para encontrar aquilo de que você precisa. E use também os filtros para afunilar sua pesquisa.

Faça boas descrições

As descrições dos seus pins podem ter até 500 caracteres, e o próprio Pinterest recomenda que você coloque o máximo de informações úteis que conseguir, para que o seu visitante não tenha dúvidas. Porém, preste atenção nos 60 primeiros caracteres, porque são eles que aparecem primeiro para as pessoas, então, nesse começo coloque as informações mais relevantes.

Além disso, na seção “Sobre” do seu perfil, você tem até 200 caracteres para descrever de forma compacta e otimizada a sua empresa. Aqui você pode incluir o nome da sua marcenaria, o que a sua empresa fornece como serviço e no que você acredita enquanto empresa. Por exemplo: “A Móveis dos Sonhos é uma marcenaria focada em móveis planejados que entrega o projeto que você sonhava por um custo otimizado.”

Gostou das dicas? O Pinterest, assim como todas as redes sociais dos nossos guias, pode ser um grande aliado para fazer o seu negócio crescer. Leia os artigos sobre o Facebook e Instagram, que em breve faremos um sobre YouTube para marcenaria. Além disso, siga o Pinterest da Duratex para coletar inspirações e tendências.