Marcenaria para varejo, um nicho que só cresce

Um especialista em projetos para o varejo e eventos fala sobre o mercado e a importância de escolher materiais de qualidade para a execução da marcenaria

Por Redação | 29 de agosto de 2018 às 09:57

Compartilhar

Um bom projeto de marcenaria para o varejo tem que despertar o interesse pelos produtos expostos. Por isso é importante usar matérias-primas que destaquem a mercadoria e diferenciem o ambiente. Afinal, o cliente tem que querer entrar na loja e permanecer nela. Assim era o Armazém do Marton, loja da CASACOR São Paulo 2017. O projeto foi criado por José Marton, fundador do Marton Estúdio, que atua nos segmentos de arte, arquitetura de varejo, cenografia e design de produto.

mg_8348._jose_marton fotos Henrique Padilha

José Marton no Lounge da Casa Vogue para a SP Arte 2016, produzido com painéis de MDF da Duratex (foto: Henrique Padilha)

Artista visual, designer e cenógrafo com mais de 25 anos de experiência, Marton acredita que a escolha da matéria-prima correta faz toda a diferença em um ambiente. “Hoje, o mercado oferece diversas matérias-primas, mas o sucesso do projeto depende também do profissionalismo e experiência do marceneiro”, explica.

CATEGORIA 10 - LOJA CASA COR - Foto 03_72dpi

Armazém do Marton, loja criada para a CASACOR SP 2017, que se tornou uma loja fixa no Shopping Vila Olímpia: projeto premiado e com extenso uso de painéis de MaDeFibra padrão Riviera Cross, da Duratex

Segundo ele, os projetos de varejo são idealizados para ter vida longa e se tornarem viáveis do ponto de vista econômico. “Sempre ofereço flexibilidade e busco alternativas para a durabilidade. E o uso de materiais de boa qualidade acaba tornando o projeto sustentável e conferindo maior longevidade a ele”.

Marton cresceu na marcenaria do seu pai, numa época em que a matéria-prima do marceneiro era a madeira maciça. Desde então, tem assistido à evolução do mercado de marcenaria. “A tendência mais forte do mercado é o aperfeiçoamento das matérias-primas através da tecnologia. Por isso os painéis estão realmente semelhantes à madeira natural, inclusive com texturas e cores diversas”.

desf

Cenografia para desfile da marca brasileira Rosa Chá em Nova Iorque: painéis de MDF da Duratex recortados e combinados a metacrilato cristal colorido e espelhado

Além das mais de 400 lojas brasileiras que projetou, onde abusou de painéis de madeira, inclusive como revestimento de paredes, Marton já fez mais de 300 cenografias, incluindo desfiles de moda no exterior. E ele garante que faz questão de usar os produtos Duratex até mesmo fora do país. “Fiz cenografia para um desfile em Nova Iorque e levei cerca de 4 toneladas de materiais para fazer todo o acabamento do cenário com os painéis da Duratex. Quando confio na qualidade do produto, sou fiel e treino minha equipe para identificar as diferenças do material”, finaliza Marton.

desf2

Cenografia para desfile da marca infantil Lilica Ripilica, que reproduzia na passarela uma penteadeira, com peças gigantes produzidas com madeira e painéis de MDF da Duratex.

Fique por dentro das novidades. Siga o Instagram do Clube Duratex.