O que fazer para economizar mais material na marcenaria?

Uma marcenaria organizada consegue tornar o seu negócio mais competitivo e com possibilidade de obter margens de lucro mais elevadas. Vamos descobrir como fazer isso utilizando 3 superdicas?

Por Redação | 15 de outubro de 2019 às 15:52

Já falamos em artigos aqui do Clube que um ambiente organizado garante mais produtividade para a marcenaria e menos estresse para o empresário. O fluxo de trabalho acontece de forma natural, e a chance de surpresas desagradáveis diminui consideravelmente.

E as vantagens não param por aí, o impacto da organização se reflete na economia de recursos, tornando o negócio mais competitivo e com possibilidade de obter margens de lucro mais elevadas.

A mudança começa quando entendemos que alguns dos nossos hábitos e práticas já enraizados, que antes garantiam resultado, precisam ser reconsideradas. Hoje o mercado é outro, os clientes mudaram, e uma nova forma de pensar precisa ser praticada, ainda mais se o seu desejo, muito provavelmente, é o crescimento e a evolução da sua marcenaria, não é mesmo?

O primeiro passo é entender o que é perda. Perda é tudo aquilo que está nos processos e produtos e que não agrega valor aos olhos do cliente. Certo, mas o que isso tem a ver com economia de material? Absolutamente tudo. A preocupação em economizar material é importante, mas estar ciente de todas as possíveis perdas dentro da marcenaria é fundamental.

Mas, afinal, o que fazer e quais são os passos necessários para começar a eliminar as perdas da marcenaria?

Estabelecer processos.

A falta de processos pode provocar inúmeros erros durante a montagem de um projeto, ocasionando perda de tempo e desperdício de matérias-primas.

Definir o layout da produção.

Independentemente do tamanho da sua marcenaria, é preciso definir o layout ideal para o seu setor produtivo. Considere uma sequência lógica e evite atrasos na entrega de projetos importantes.

Definir um sistema de montagem.

Portanto, como falamos no decorrer do artigo, é preciso mudar a nossa forma de pensar para obter melhores resultados. Redefinir um novo sistema de montagem dos móveis, considerando aquilo que o cliente valoriza, é um ótimo caminho. Além de economizar recursos, você agrega valor ao projeto.

Então faça o download do checklist e comece a economizar hoje mesmo!

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD DO CHECKLIST COMO ECONOMIZAR MAIS MATERIAL NA MARCENARIA

Além disso, nos próximos artigos do Clube, você vai ver mais informações sobre sistemas de montagem e como esses sistemas podem eliminar a sua perda no dia a dia da marcenaria.