Planejamento Estratégico e Inovação em Modelo de Negócio na Marcenaria – A Marcenaria do Martins

Martins se deu conta de que está cada vez mais difícil fazer previsões em função das constantes mudanças econômicas e de tendências do consumidor. Rever o seu modelo de negócio e inová-lo será o seu próximo grande desafio.

Por Redação | 2 de outubro de 2020 às 11:57

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Após aprofundar seu conhecimento nos conteúdos do Clube, Martins percebeu que, antes de partir para o planejamento estratégico e buscar inovação, é importante respeitar algumas etapas. A primeira delas é refletir sobre o atual modelo de negócio da sua marcenaria e se esse modelo está gerando os resultados esperados.

Com a análise do modelo de negócio da marcenaria, Martins poderá identificar novas possibilidade para explorar mercados e produtos ainda não explorados.

Além disso, buscando inovação no modelo de negócio da sua marcenaria, ele se prepara para refletir sobre os seguintes pontos:

  • Para quem a minha marcenaria quer vender?
  • O que meus clientes buscam?
  • Como chegar até meus clientes?
  • Como vai ser meu relacionamento com os clientes?
  • Quantos clientes estão dispostos a pagar pelo projeto?

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Assim sendo, após esse exercício analisando o seu negócio do lado externo, Martins precisa analisar os processos internos da marcenaria a partir do checklist abaixo:

  • Quais são as atividades-chave?
  • Quais são os recursos necessários para executar as atividades-chave?
  • Listar parceiros e quem pode ajudar
  • Quais são os custos para executar as atividades?

Dessa forma, Martins terá uma visão ampla da sua marcenaria, enxergando diversas possibilidades de melhorias. Por fim, olhando para o lado de fora, ele entenderá o que pode ser vendido e por quanto e, olhando para dentro, verá quanto custará produzir.

Enfim, gostou do vídeo? Então fique de olho nas próximas dicas do Martins!