Planejamento Estratégico na Marcenaria – Criando um plano para sua marcenaria

Qual é o modelo de negócio da sua marcenaria? Descobrir essa resposta é o primeiro passo para obter sucesso na construção de um grande plano estratégico. Quer saber como? Vem com a gente no segundo post da série Planejamento Estratégico na Marcenaria.

Por Redação | 8 de setembro de 2020 às 11:55

Compartilhar

O dia a dia dos empresários marceneiros é repleto de atividades e compromissos importantes. Muitas vezes, a lista de problemas a resolver é tão grande que o empresário mal consegue atender todos os seus compromissos programados para o dia. Com um cenário desses, você certamente deve se perguntar: como poderei criar um planejamento estratégico para minha marcenaria se não consigo parar por 30 minutos para planejar o meu dia seguinte?

O grau de incerteza sobre o futuro ainda é muito grande, e tentar antecipá-lo com previsões, o que pode ou não acontecer no mercado, é muito complexo e pouco preciso quando falamos em planejamento estratégico. Por esse motivo, não há razões para o desespero. O fato de você estar aqui já é um grande sinal de que deseja resultados diferentes para sua marcenaria. O grande segredo é considerar questões que acontecem hoje e refletir sobre elas.

Planejamento Estratégico – Manter o modelo atual ou buscar um novo modelo?

Antes de mais nada, comece a pensar em construir o planejamento estratégico da sua marcenaria, é preciso pensar que caminho você vai seguir: manter o modelo atual do seu negócio, buscando maior rentabilidade, ou buscar um novo modelo, explorando novos mercados e novos produtos?

Em resumo, se você considerar manter o modelo atual, significa que o seu planejamento estratégico será focado em reduzir as despesas atuais, melhorar a performance de gestão da sua marcenaria, otimizar os processos internos e ainda eliminar os produtos que não têm procura. Agora, pensar em um novo modelo significa explorar novos mercados, atender outros segmentos, aumentando o seu mix de produtos, ou ainda mudar a forma de atendimento ao seu cliente.

Leia mais:

Por fim, independentemente de qual modelo a sua marcenaria vai seguir, entenda que o seu plano estratégico deve ser dinâmico, e não dependente de uma única estratégia. Além disso, o seu pensamento estratégico deve estar focado nas seguintes diretrizes:

  • Definição de quem é o seu cliente
  • Como gerar valor para esse cliente
  • O que está acontecendo no cenário externo, fora da sua marcenaria

Dessa forma, para dar o próximo passo rumo à construção do plano estratégico para sua marcenaria, serão necessárias duas ações fundamentais. A primeira é definir o modelo que a sua marcenaria seguirá. A segunda, refletir sobre as diretrizes acima mencionadas.

Dica de Ouro: enfim, faça os exercícios de reflexão propostos e fique ligado no próximo post da série Planejamento Estratégico na Marcenaria. Em resumo, vamos mostrar na prática como transformar as suas reflexões em um ótimo plano de ação.