Processos Eficientes: Planejamento estratégico para a sua marcenaria

Descubra como traçar estratégias para sua marcenaria, entenda sua importância e como o planejamento pode auxiliar nos processos de organização do seu dia a dia.

Por Redação | 28 de janeiro de 2019 às 18:01

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O planejamento estratégico é importante para que você se antecipe às ameaças e, com isso, possa fazer um diagnóstico de melhorias e oportunidades para seu negócio. Quando uma empresa traça objetivos e busca alcançá-los, ela tem uma clara definição de por que existe e aonde quer chegar.

Veja aqui que elementos devem ser seguidos para um planejamento estratégico que ajude você a atingir seus objetivos:

Avalie a situação atual da marcenaria

O planejamento deve começar a partir da avaliação da sua marcenaria. É importante levantar pontos específicos, como quem somos, missão, visão e valores da marcenaria, tipo de público que você atende, que público você deseja atingir e o seu posicionamento no mercado.

Defina aonde a sua marcenaria quer chegar

A avaliação da situação atual da empresa leva à definição de aonde se quer chegar. Deve-se traçar objetivos e identificar o que é necessário fazer para alcançá-los, como, por exemplo, aumentar o faturamento. Em seguida, deve-se identificar o que precisa ser melhorado para alcançar as metas.

O último passo dessa etapa é construir um plano de ação para implementar a estratégia. Vale lembrar que esse recurso é uma ferramenta importante para o acompanhamento e planejamento das atividades.

Verifique suas necessidades tecnológicas

O sucesso de uma marcenaria depende dos avanços tecnológicos que você implementa. A primeira atitude a tomar é analisar se o maquinário atual consegue atender o público-alvo.

Nesse momento, você deve estar atento às novidades, como as impressoras que fazem desenhos diretamente na madeira (centro de usinagem com CNC, ou seja, Central Numeric Command).

Não podemos esquecer também os ERPs, softwares de gestão que ajudam no planejamento das estratégias do setor moveleiro. Esses sistemas demonstram aos profissionais de marcenaria todos os estágios do processo produtivo, desde o pedido do consumidor até o fluxo de caixa e a entrega da mercadoria.

Com isso, é possível controlar a produtividade, prever desembolsos, controlar e gerenciar o estoque, prever a entrada e a saída de mercadorias e muito mais.

Procure mão de obra qualificada

A tecnologia é importante, mas sem mão de obra qualificada não é possível ter qualidade. Os profissionais devem ser especializados para conseguirem fazer com perfeição os detalhes manuais, operar as máquinas da produção, interpretar dados, atender bem os clientes. Além disso, devem ter habilidade para entregar e instalar os móveis na casa do comprador.

A empresa também deve investir nos treinamentos para manter seus colaboradores atualizados.

Os funcionários devem estabelecer uma relação de confiança com o cliente. Se o cliente tiver uma experiência positiva, sua marcenaria sempre será lembrada, os clientes vão indicá-la, e você terá mais credibilidade.

Acompanhe as tendências de design

As marcenarias devem estar atentas às tendências. O acompanhamento dessas novidades deve ser feito constantemente, porque o design moveleiro é bastante mutável, mesmo com a maior durabilidade dos produtos.

Renovar seu conhecimento nas tendências e apresentar novidades será um diferencial da sua marcenaria, e isso atrairá mais clientes. Para acompanhar as tendências fique de olho em blogs e redes sociais, não deixe de comparecer aos eventos no setor moveleiro e, claro, leia sempre os nossos artigos.

Com essas dicas, fica evidente que as marcenarias precisam pensar em estratégias para alcançar suas metas. Esse planejamento deve ser elaborado pela direção, mas pode contar com a ajuda de todos os colaboradores.