Saber empreender é o primeiro passo para o sucesso na marcenaria

Os donos de marcenaria precisam entender que a postura do empreendedor é que define o rumo do negócio.

Por Redação | 5 de setembro de 2019 às 15:50

Saber empreender define o rumo do negócio. Afinal, passou o tempo em que o diferencial – móveis sob medida – garantia o sucesso para uma pequena marcenaria. Foco só no produto sempre garantiu o sucesso das marcenarias porque os clientes vinham até a empresa. Isso continua sendo importante, mas não é o suficiente.

É preciso empreender e entender melhor seus clientes, entender as novas necessidades do mercado, ter agilidade em atendimento, entrega e assistência.

E tudo começa pela cabeça do dono da marcenaria. Neste artigo vamos mostrar os principais pontos que um empreendedor considera para melhorar o seu negócio. Vamos conhecer cada um deles?

Ter um propósito

A princípio, todo negócio deve ter um sentido, uma razão de ser. Por isso, definir claramente o motivo da existência do negócio facilitará o engajamento dos funcionários e toda a relação com os clientes.

Investir em capacitação

Além de saber projetar e produzir móveis, é preciso ter empatia com o cliente, saber negociar, aplicar técnicas de vendas, fazer gestão. Por isso, esses assuntos devem ser estudados para você entender como aplicá-los no dia a dia da marcenaria.

Ter resiliência

Diferentemente de persistência, a resiliência é a capacidade de se adaptar às mudanças. Enfim, é a habilidade de lidar com a pressão do dia a dia. É a capacidade que orienta para o futuro.

Sair da operação

Quando um negócio é pequeno, não tem jeito, o proprietário precisa fazer de tudo um pouco. Contudo, qualquer chance que tenha de delegar alguma tarefa a outra pessoa, para ter mais tempo para pensar melhor no negócio, já fará diferença.

Criar um sistema construtivo

Enquanto a marcenaria não tiver um sistema construtivo definido, ficará muito dependente das pessoas e principalmente do proprietário na criação dos projetos. Ter um padrão de construção define como o trabalho deve ser feito, eliminando muitas surpresas.

Sistema construtivo é o conjunto de elementos devidamente organizados como regras de encaixe, tipos de materiais utilizados, medidas ou atributos utilizados na engenharia do mobiliário. Em outras palavras, o sistema construtivo torna-se a identidade da marcenaria.

Estabilizar o processo

A padronização é a base para uma operação estável, e só dessa forma será possível gerenciar. Um empreendedor precisa de tempo para tomar decisões. Se muitas surpresas ocorrerem todo dia, a operação sempre vai ocupar muito o tempo do proprietário. Um exemplo é a definição de um processo de corte, outro para laminação e furação, independentemente do tipo de mobiliário produzido.

Agora que você conheceu os principais pontos para melhorar o seu negócio e empreender, fique ligado nos próximos conteúdos do Clube Duratex. Sempre tem dicas práticas para transformar a sua marcenaria e obter ótimos resultados.

Fique por dentro das novidades. Siga o Clube Duratex no Instagram!