Saiba como melhorar os resultados da sua marcenaria utilizando o que você já tem

Não existe uma fórmula mágica para tirar a empresa do vermelho. O que existe é um conjunto de passos que fazem grande diferença e veremos neste artigo.

Por Redação | 6 de setembro de 2019 às 13:45

Se existisse uma fórmula mágica para fazer uma empresa dar resultados e crescer, provavelmente todos os empresários já a estariam utilizando. A boa notícia é que existe um conjunto de ações que farão muita diferença no caminho da transformação da marcenaria. Ter em mente estes conceitos é o primeiro passo.

Para começar a resolver o problema de baixa margem, é preciso entender o conceito de produtividade. De maneira bem simples, significa: produzir mais com os mesmos recursos ou fazer mais com menos. Por recursos pode-se entender: espaço físico, maquinário, equipamentos, pessoas, materiais, pavilhão, entre outros.

Comece a melhorar a produtividade e a alcançar resultados seguindo estes passos:

Elimine desperdícios

Existem diversas fugas de recursos na marcenaria. Principalmente relacionadas a tempo, material e logística de peças. Portanto, mudando a forma de trabalho, é possível economizar horas em orçamento, explosão de projetos, perda de materiais no corte e viagens a clientes com assistências desnecessárias.

Focar no que é preciso

É saber o que de fato vai gerar mais resultado para o cliente. Entendê-lo bem e saber suas necessidades é a melhor alternativa para compreender onde deve estar o foco da empresa. Em muitos casos, os marceneiros estão viciados em criar nos móveis engenharias, conexões, encaixes e particularidades que os clientes não valorizam.

Valorizar os recursos atuais

Fazer o melhor com o que se tem no momento. É possível melhorar a produtividade organizando o espaço da marcenaria, eliminando o que não usa, limpando e definindo um fluxo de trabalho.

Mudar o layout

Planeje o melhor layout pensando em um fluxo linear fluido. Por exemplo, quando os painéis chegam à marcenaria, é importante já estocá-los próximo ao setor de corte. Dessa forma, você evita transportes desnecessários. É assim na sua marcenaria?

Continue acompanhando os conteúdos do Clube Duratex para receber mais dicas sobre gestão, exemplos de layout e como melhorar a produtividade na sua marcenaria.

Fique por dentro das novidades. Siga o Clube Duratex no Instagram!