Série: Como obter mais lucro no marcenaria? Tornando a sua operação escalável com o pensamento estratégico

O segundo artigo da série está imperdível para quem deseja o crescimento da marcenaria. Vamos falar sobre o 2º passo, através de um consistente planejamento estratégico provocando melhorias para garantir lucro no médio e longo prazo.

Por Redação | 11 de maio de 2020 às 17:56

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Considerando que você já aplicou na sua marcenaria as dicas do primeiro artigo da série Mais Lucro na Marcenaria e conseguiu estabilizar a sua operação, o próximo passo para crescer e obter ainda mais lucro é pensar estrategicamente, focando suas ações na obtenção de uma operação escalável.

Uma operação escalável é aquela onde você provoca uma melhoria e obtém um retorno algumas vezes maior que o seu investimento. Onde você consegue aplicar uma meta mais desafiadora, provocar as melhorias e obter um retorno maior para o investimento.

Mas afinal, como pensar de forma estratégica para tornar minha operação escalável? 

Todos sabemos que não é possível controlar a velocidade em que as mudanças ocorrem no mercado, e muitas vezes de forma inesperada. Contudo, novas oportunidades surgem para quem estiver atento e saber aproveitar todos os desafios do momento.

Se você trabalha atento às tendências do mercado, novos modelos de negócio e novas tecnologias para aperfeiçoar os seus processos, produtos e serviços tenha certeza que você já sai na frente das demais marcenarias.

Neste contexto de mudanças o pensamento estratégico é um grande aliado para pequenas e médias marcenarias

Seja pequena, média ou grande a empresa, o processo de desenvolvimento de inovação (ou pensamento estratégico) precisa ser constante. E cada vez mais rápido nas pequenas e médias marcenarias. Os ciclos menores de lançamento faz com que as empresas explorem sozinhas as mudanças por um tempo cada vez menor.

Para se tornar competitivo, é preciso que os proprietários das marcenarias entendam que a dinâmica competitiva é de tempo de exploração da novidade por um curto tempo. Por isso, a principal dica deste post é:

A marcenaria deve focar em um pensamento estratégico de inovação contínuo, em vez de focar apenas em um plano estratégico para inovar um produto ou serviço. Por isso este pensamento deve contagiar todos os colaboradores da marcenaria, criando um ambiente inovador e disruptivo. Ou seja, a inovação deverá fazer parte da cultura da marcenaria.

Então não tem jeito, não existe milagre ou caminho curto. Quanto mais tempo você demorar para inserir este pensamento na sua marcenaria, mais tempo levará para ter uma empresa escalável e que pensa ‘’fora da caixa’’, criando soluções inovadoras tanto para resolução de problemas, quando para criação de novos produtos e serviços.

Pense cada vez mais nos seus clientes

Pensar cada vez mais no seu cliente, em quais problemas ele enfrenta e como a sua marcenaria pode ajudar a resolvê-los pode ser um dos grandes trunfos para a conquista de novos mercados.

Ouvir os seus principais clientes ou ainda fazer uma pesquisa com o objetivo de entender de coletar informações sobre os seus principais problemas. Isso pode ser uma grande sacada para a criação de novas soluções, não acha?

Enfim, esperamos que este conteúdo possa ter levado você a reflexão, provocando uma nova forma de pensar no seu negócio. Portanto fique de olho na sequência da série Como Obter Mais Lucro na Marcenaria aqui em breve no Clube Duratex e saiba aproveitar tudo o que a sua marcenaria pode oferecer ao mercado.

Série: Como obter mais lucro na marcenaria? 

Estabilizando a sua operação

Tornando a sua operação escalável

Série: Como obter mais lucro na marcenaria? Investir para crescer