Tecnologia em softwares: mais um passo na modernização da marcenaria

Como a implantação de softwares de criação, gestão e comando de execução pode desencadear mudanças na cultura da sua marcenaria? É hora de falar da conexão entre administração, parque industrial e inteligência de projetos.

Por Redação | 13 de julho de 2021 às 09:17

Tecnologia é um assunto que se ouve muito aqui pelos corredores do Clube, assim como as dúvidas que surgem quando falamos de modernização da marcenaria. Sempre tem alguém mostrando alguma novidade, seja na área de gestão, seja para consumo pessoal. Por outro lado, essa intimidade com assuntos tecnológicos não é natural para algumas pessoas. E, mesmo para quem tem uma certa familiaridade, é difícil tomar uma decisão quando a escolha de uma nova tecnologia implica em alto investimento financeiro e alto esforço humano para implementação.

Primeiramente, quando a gente fala de produção, em qualquer setor, é necessário considerar a compatibilidade dos softwares disponíveis no mercado com as melhorias de maquinário pesado que a empresa quer ou precisa fazer. Isso faz parte do processo de modernização da marcenaria. Dessa forma, alguns pequenos empreendedores podem questionar se um passo como esse, em direção à tecnologia, é para todos os tamanhos de negócio. E a resposta é: sim!

Implementação de sistema automatizado

O que vai determinar a possibilidade real da implantação de um sistema automatizado, que traga a modernização da marcenaria, é a estrutura da empresa. Estrutura no sentido de processo. Ou seja, é preciso definir os departamentos da empresa, fazer suas subdivisões. A marcenaria deve ser estruturada por setores, e não por pessoas e suas funções. Em suma, é preciso determinar áreas como a de orçamento, engenharia, PCP, por exemplo. Em um primeiro momento, você não precisa de uma única pessoa para cada setor, mas os processos devem ser desenhados para que, em uma previsão de crescimento, seja possível escalar as funções e investir em mais colaboradores.

Além disso, para fazer a modernização da marcenaria e a implementação de um software serem eficientes, é bom ter alguém responsável e comprometido com essa mudança. As informações que hoje estão organizadas manualmente vão precisar de digitalização no processo de modernização da marcenaria. E as pessoas envolvidas na ação precisam aprender o conceito de uma produção linear.

Como escolher o software para a modernização da marcenaria

Para definir as questões de escolha do software, é necessário analisar bem a empresa que vai oferecer esse produto. Afinal, o sistema do software em si, mesmo combinado com uma equipe treinada paro o seu melhor uso, não é suficiente para exercer a transformação tecnológica do seu negócio. A instalação de novas tecnologias deve vir agregada com uma consultoria mínima, que vai avaliar o layout da produção e propor melhorias de processos. Por exemplo, não adianta ter um software de última geração e os projetos pipocarem de um lado para outro, fazendo um zigue-zague no seu parque fabril. Isso não ajuda em nada no processo de modernização da marcenaria. Tem que ter uma inteligência envolvida na análise do todo o processo. Só assim os benefícios da transformação serão completos.

Esse auxílio é parte de um olhar macro que vai fazer com que você ganhe eficiência. Você vai deslocar menos as pessoas e mais as peças dos produtos. As vantagens são inúmeras:

• Projetos esteticamente mais interessantes para conquistar seus clientes;
  • Biblioteca de peças prontas para o uso na ferramenta de design 3D;
  • Motores de cálculo para um orçamento instantâneo;
  • Processamento em nuvem integrado à automação do chão de fábrica.

A pergunta que sempre fica é: tecnologia na marcenaria: qual é a hora certa para investir?

Se você não quiser fazer a mudança agora ou perceber que não é a melhor hora para investir mais em mudanças, tudo bem. Mas é preciso fazer essa escolha com consciência. Saiba das perdas e ganhos em curto e longo prazo. E não deixe de planejar. Fique atento aqui no Clube e conte com a gente para alcançar o sucesso do seu negócio!