Tecnologia na Marcenaria: qual é a hora certa para investir em tecnologia?

Será que existe o melhor momento para implementar melhorias tecnológicas na sua marcenaria? Cenários econômicos pessimistas são uma ameaça ou uma oportunidade? Não implementar novidades já disponíveis – e nem tão novas – pode prejudicar seu negócio?

Por Redação | 12 de julho de 2021 às 17:06

A tecnologia na marcenaria traz modernidade e novas soluções para o segmento. Indústria 4.0 é um conceito criado entre os anos de 2012 e 2013 para distinguir um novo padrão de funcionamento de toda empresa que tem um parque fabril. Ou seja, nesse padrão, a automação está presente na maioria dos processos produtivos e novidades. Por exemplo, a computação em nuvem e a Internet das Coisas tomam forma robusta e ocupam espaços sem possibilidade de retrocesso.

Além disso, houve uma preocupação do mercado em começar movimentos para automatizar tudo que fosse possível e deixar mais enxuto e inteligente o modo de fabricar qualquer produto. Nesse sentido, pensando na tecnologia no maquinário e na criação dos móveis da sua marcenaria, pode ser que você esteja se perguntando quando pode começar a colocar em prática tudo que aprendeu até aqui.

Como começar a implementar tecnologia no seu negócio?

Você nem sabia, mas está considerando transformar o seu negócio num conceito identificado como Indústria 4.0. E, dentre tantas perguntas, uma se destaca: será que agora é o momento certo de tomar a decisão de incrementar os processos com tecnologia?

Se você tem a marcenaria como hobby e vai empreender uma ideia do zero, já pode iniciar o negócio de uma forma “moderna”, optando por mais tecnologia, por exemplo. O conceito de indústria 4.0 já pode estar ali no DNA do empreendimento. Mas, levando em consideração as empresas que já existem há mais tempo, se elas estiverem na ativa há mais de um ano e ainda produzindo manualmente, estão perdendo a disputa para a concorrência. Ao passo que, para estas empresas, não existe hora certa para a modernização acontecer.

Nesses casos, o que devemos considerar são as etapas de modernização para implementação de tecnologia. Ou seja, aos poucos, a mudança de chave vai acontecendo, e o analógico vai dando espaço para o digital. E essas etapas podem ser planejadas de acordo com um cronograma viável dentro de cada cenário analisado. Na primeira fase, a marcenaria deve encontrar o melhor software.

+ Dicas para a modernização do seu negócio

Numa fábrica de móveis, colocar um sistema de criação 3D já é uma grande modernização. Do mesmo modo, outra boa ideia é procurar um parceiro ou uma consultoria que ajude a desenhar uma produção mais linear. Sendo assim, já temos dois degraus relevantes na escalada da modernização.

Depois, faça uma análise dos maquinários e liste tudo que você considera necessário para deixar sua linha de produção mais eficiente. Tenha um plano de ação para a aquisição dos equipamentos, por exemplo. Outro passo importante nessa trajetória é avaliar também os produtos que você vende. Eles estão dentro das últimas tendências de decoração? Talvez você não tivesse se dado conta de que esse estudo faz parte do processo de deixar o negócio mais contemporâneo e, assim, mais competitivo. Tudo é modernização.

Fique atento a tudo que há de novo em se tratando de tecnologia, faça suas ponderações sobre cada possibilidade de melhoria. Aqui no Clube, por exemplo, falamos sobre a tecnologia em softwares.

Implementando as novidades, você pode estar à frente de outras empresas com 20, 30 anos de história. Ou, se a sua marcenaria tiver 20, 30 anos de tradição, você inova e fica à frente das novatas que ainda estão fazendo seu móvel de maneira completamente manual. Tradicionais ou novatas, essas estão perdendo eficiência, tempo e dinheiro.

Execute o seu planejamento e, aos poucos, construa o seu modelo personalizado de implantação de Indústria 4.0. Boa sorte e conte com a gente aqui no Clube.