4 dicas de marcenaria inteligente para otimizar o espaço, valorizar a decoração e trazer praticidade para cozinhas

Uma cozinha inteligente deve facilitar o dia a dia e otimizar o espaço, além de trazer segurança, praticidade e conforto. E, claro, sem perder a beleza do ambiente! Veja como sua marcenaria pode oferecer soluções que fazem a diferença para os clientes

Por Redação | 20 de junho de 2020 às 18:37

Compartilhar

A cozinha talvez seja o cômodo que mais necessite de planejamento em uma casa, afinal, fazemos muita coisa nela. Além de armazenar e organizar diversos tipos de utensílios, ela também conta com uma grande diversidade de eletrodomésticos. Por isso, a marcenaria inteligente se faz tão necessária nesse ambiente.

Uma cozinha inteligente é projetada para ser de fácil utilização e otimizar o espaço. Para isso, os móveis planejados devem ser mais criativos e versáteis. Cabe a você, marceneiro, buscar conhecimento e deixar a imaginação fluir. Também é importante oferecer benefícios ao cliente pensando na praticidade na limpeza, sugerindo inclusive diferenciais, como a tecnologia antibacteriana Protekto. Confira algumas inspirações de cozinha inteligente para usar nos seus projetos!

Armários inteligentes

As cozinhas estão cada vez menores. Isso aumenta o risco de os utensílios ficarem tumultuados dentro dos armários. A solução está na marcenaria inteligente. Use gavetas em formatos adaptáveis ao espaço e dê uma atenção maior para a parte interna. Neste último item, estamos nos referindo a organizadores e suportes que facilitam a vida da pessoa que for utilizar. Além disso, é bom você utilizar materiais resistentes, porque na cozinha os móveis estão expostos a diversas condições, como o vapor. Com muita qualidade e inovação, o MDF Ultra Premium da Duratex pode ser utilizado com completa segurança em móveis que estão sujeitos à ação de vapor d’água. Assim você não precisa se preocupar com a durabilidade do móvel, pois ela é garantida com essa proteção contra umidade.

Crédito: Casa Casada / Inspired By Charm / To Be Home

Gavetas verticais

As gavetas verticais são uma maneira eficiente de otimizar o espaço e deixar a cozinha mais organizada. Com elas, você aproveita aqueles espaços que podem ficar sobrando na modulação das portas dos armários. As gavetas verticais são muito úteis para guardar bandejas, potes de tempero, talheres, etc.

Crédito: Thomasville/Arquitrecos/Reprodução

Saiba mais

Nichos e prateleiras

Prateleiras e nichos funcionam bem em qualquer cômodo de uma casa, mas especialmente na cozinha. Os nichos, além de decorarem, podem servir para acomodar livros de culinária, eletrodomésticos e até potes e utensílios. É ideal para quem não quer ter esses itens muito expostos, mas também não quer que o visual fique pesado com os armários fechados.

Além disso, também é muito importante estar atento à resistência dos materiais contra o fogo, porque muitas vezes esses móveis estão perto de fogão, micro-ondas e fornos. Dessa forma, para este tipo de preocupação, a Duratex trouxe o MaDeFibra Fire, um MDF sem revestimento desenvolvido para mobiliário e revestimento de ambientes que precisam de atenção máxima à prevenção de incêndios.

Crédito: Viva Decora / Cury / Reprodução / Cedar & Moss

Mesa embutida ou dobrável

Um espaço para preparar as refeições ou uma mesa de jantar em cozinhas pequenas podem ser um desafio. Para isso, mesas embutidas ou dobráveis são a solução. Ou seja, com um pouco de criatividade, você pode conseguir mais espaço sem atrapalhar a rotina na cozinha. Então veja como essas soluções criativas deixaram as cozinhas mais práticas e ainda deram um visual moderno ao ambiente.

Reprodução

Então agora você tem diversas ideias de como criar um projeto de cozinha inteligente criativo e funcional. Portanto continue de olho no Clube Duratex para mais dicas e informação!