Móveis retrô e vintage: conheça as diferenças e encante seus clientes

Combinar inspirações do passado com detalhes modernos para compor ambientes é a tendência que veio pra ficar.

Por Redação | 29 de outubro de 2018 às 17:11

A diferença entre móveis retrô e vintage é simples: o retrô é algo novo que é uma releitura ou uma recriação de algo antigo, e o vintage é uma peça usada, mas original de uma determinada época. Veja alguns exemplos e conheça melhor esses estilos.

Móveis vintage

Vintage é um termo inglês que vem da combinação das palavras “vint” (safra de uva) + “age” (idade). É uma expressão usada inicialmente para os vinhos e remete à frase “quanto mais o tempo passa, melhores eles ficam”. A associação se dá pela ideia de que, com os móveis, quanto mais antigos, mais valiosos eles são.

Para algo ser classificado como vintage, deve ter mais de 20 anos e menos de 100, resgatando os elementos das décadas de 20 a 60. Por isso, só são consideradas vintage peças que sejam originais.

A mistura dos móveis vintage com os contemporâneos traz harmonia e criatividade à decoração. Móveis vintage são peças raras e muitas vezes únicas, por isso valorizam o ambiente, deixando-o quase exclusivo e com muita personalidade.

Móveis retrô

A palavra retrô remete a “para trás” ou “em tempos passados” e faz menção a peças novas que foram inspiradas em épocas passadas, ou seja, uma releitura. O retrô busca inspiração principalmente nas décadas de 50 a 80.

As peças retrô são normalmente mais caras que as da atualidade, mas mais acessíveis que as peças vintage, devido à grande procura dessa tendência.

Fique por dentro das novidades seguindo o Instagram do Clube Duratex.