Tendência 2022: LED na marcenaria

As fitas de LED trazem praticidade e charme para os ambientes. Saiba onde o LED, forte tendência neste ano, pode ser colocado e suas vantagens.

Por Redação | 21 de janeiro de 2022 às 12:56

Compartilhar

As fitas de LED vêm ganhando cada vez mais espaço nos projetos de marcenaria. Além de agregarem sofisticação, as lâmpadas de LED em móveis operam de forma funcional, ajudando a clarear os ambientes, pois reforça a iluminação. Por ser um material muito versátil, é ótimo para ser instalado em cozinhas, banheiros e áreas de serviço.

A facilidade na instalação é outro ponto vantajoso das fitas de LED. A maioria dos modelos tem dupla face, o que simplifica a fixação em qualquer superfície. As que não apresentam esse recurso são coladas facilmente com cola instantânea ou de contato. Também costumam ter marcas de corte, medida que contribui no ajuste mais assertivo durante o processo. Outro possível modo de fixação é parafusar a fita de LED na própria marcenaria, assim não há risco de descolamento com o tempo.

A longevidade das lâmpadas é outro ponto positivo, pois, comparado com os modelos tradicionais, como as lâmpadas incandescentes, o LED dura muito mais. São cerca de 35 mil horas de vida útil, e seus dispositivos podem funcionar por até 100 mil horas, o equivalente a mais de 8 anos de uso. O LED tem uma melhor eficiência e, no quesito sustentabilidade, gera energia limpa, pois não emite poluentes, e a ausência de raios ultravioleta oferece mais segurança e conforto. Além disso, demanda um baixo consumo de energia.

A multifuncionalidade, o efeito visual que as fitas de LED proporcionam e o fato de elas iluminarem a grandes distâncias são fatores que deixam essa opção ainda mais atrativa. As fitas de LED podem ser utilizadas em ambientes úmidos, sem oferecer riscos de choques, ou em baixas altitudes, sem a preocupação de queimaduras por contato.

Entre os móveis que é mais comum a utilização de LED, estão armários de cozinha, closets, racks, painéis de TV, cabeceiras de cama, bancadas, prateleiras e nichos. Em alguns casos, para agregar mais valor à marcenaria e trazer praticidade, coloca-se a fita de LED no interior de armários e gavetas, e ela é ativada apenas quando eles estiverem abertos.

É importante reforçar que as fitas de LED são delicadas, e é preciso tomar cuidado com dobras e torções para que as conexões eletrônicas não se rompam. Outro cuidado é quanto à aplicação: é indicada a sua fixação em perfis de alumínio. Perfis plásticos não são seguros, pois podem derreter e até mesmo pegar fogo, e as fitas de LED nos móveis podem parar de funcionar por falta de dissipação correta do calor gerado.