Dicas para criar móveis infantis encantadores e funcionais

Confira as dicas que fazem diferença na hora de projetar quartos para as crianças e acerte na hora de impressionar pais e filhos!

Por Redação | 29 de abril de 2024 às 17:26

Compartilhar

O quarto infantil é mais do que apenas um mero quarto, mas, sim, um mundo onde as crianças criam suas aventuras e desbravam o que há de melhor na imaginação. É nesse ambiente que os pequenos passam boa parte do seu tempo, assim, o ideal é que ele contemple espaços para brincar, estudar e descansar.

Para transformar esse cantinho em um lugar ainda mais incrível, com segurança, mas também muita cor e alegria, os móveis infantis são o segredo para dar toda a magia que pais e filhos esperam!

Para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas que vão agregar valor aos seus projetos. Continue aqui com a gente e confira!

Crie espaços para facilitar a organização

A organização pode ser um desafio para a criança, e o ideal é que ela seja incentivada desde cedo. Então, na hora de projetar um quarto infantil, considere a inclusão de prateleiras, nichos e caixas específicas para essa função.

Lembre-se de, se possível, projetá-los em uma altura adequada para que a criança tenha a autonomia de guardar seus brinquedos, livros entre outros itens que são comuns em seus quartinhos.

Os cantinhos de estudos e diversão fazem a diferença

Sabendo da importância da organização, também é interessante reservar um espaço no cômodo específico para estudar, ler e desenhar, bem como um outro voltado para a diversão e o lazer.

Para isso, você pode incluir no projeto um conjunto de móveis com mesa e cadeira, sempre prezando por modelos que tenham a opção de regulagem (largura e altura). Assim, você cria peças que se adaptam a diferentes necessidades e ao crescimento da criança.

E para fechar a dica, também vale pensar naqueles móveis multifuncionais, como camas com gavetas embutidas, mesas de estudo com armários e bancos com armazenamento interno, que são exemplos práticos, mas economizam espaço e agregam funcionalidade.

Sugira tons pastel e também os vibrantes

Relaxar e brincar são as principais satisfações que as crianças buscam em seus quartos. Para transmitir tais sensações, uma paleta de cores que mistura tons pastel suaves com toques de cores vibrantes é uma ótima pedida. Essa combinação permite que o quarto seja ao mesmo tempo sereno e estimulante.

Os tons pastel são muito similares às “candy colors”, uma diversidade de cores que transita entre as mais quentes ou frias, mas que são apresentadas sempre em tons mais suaves. Com essas cores, é possível atribuir ao ambiente uma estética suave, bonita e interessante.

Já os tons mais vibrantes entram como uma assinatura da personalidade da criança. Cores alegres e vivas são a chave para criar um espaço descontraído e lúdico, que estimula a criatividade e a imaginação

E é claro que nós temos sugestões de padrões da Duratex que casam perfeitamente com essas propostas de tons, confira quais são!