Consumo consciente: a tendência que veio para ficar

Saiba mais do consumo consciente e aprenda como levá-lo para sua marcenaria.

Por Redação | 8 de junho de 2022 às 10:23

Compartilhar

A sustentabilidade tem sido uma pauta cada vez mais frequente no meio corporativo. Afinal, o consumo consciente é uma mudança no modelo de negócio para que o lucro e o desenvolvimento sustentável estejam ligados e equilibrados.

E não para por aí: práticas sustentáveis, além de desempenharem um papel fundamental no meio ambiente, também promovem a melhora da imagem da empresa, criando um fortalecimento tanto da marca quanto do produto. Afinal, esse é um excelente caminho para que seus clientes consigam se identificar com os valores da sua marca.

Sabendo da dimensão da sustentabilidade, uma ótima alternativa é aplicar o consumo consciente na sua marcenaria. Assim, você poderá produzir móveis de qualidade, evitando o uso desnecessário de matéria-prima e a produção excessiva de resíduos.

Consumo consciente na prática
Se você quer levar o consumo consciente para a sua marcenaria, a ótima notícia é que há uma vasta gama de opções em tecnologias e materiais para colocar as práticas sustentáveis no dia a dia. Para começar, você pode priorizar o uso de chapas certificadas, como as da Duratex, por exemplo, que são provenientes de madeiras reflorestadas, além de tintas e colas à base de água, embalagens recicláveis, entre outros materiais.

Além da matéria-prima, também existem softwares e métodos digitais que dão todo o suporte aos modelos de negócios que prezam pela sustentabilidade. Você pode contar, por exemplo, com softwares para plano de corte com eficiência, visando à redução de resíduos, e softwares para plano de furação, os quais elevam a eficiência do equipamento e evitam trabalhos desnecessários, elevando a eficiência energética de todo o setor produtivo.

Leve essa atitude para o seu negócio
Atitudes como as citadas não só favorecem o marceneiro nos quesitos sustentáveis, mas também econômicos, afinal, haverá redução de custos de operação em todos os processos. Além do mais, a sustentabilidade é a essência do futuro e proporciona uma capacidade de produção que atende a geração atual sem comprometer a geração futura.

Quando se opta por matéria-prima certificada, energia renovável, reutilização de resíduos, entre outras atitudes, geram-se benefícios financeiros e, acima de tudo, ambientais. E então? Que tal começar essas práticas agora? 🙂