Dicas para dar um upgrade na sua marcenaria

Fique por dentro do que fazer para renovar sua marcenaria e alavancar seus resultados!

Por Redação | 25 de outubro de 2023 às 10:53

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Para inovar e ter sucesso na sua marcenaria, é indispensável traçar metas, ter um plano de ação e definir estratégias para alcançar os resultados esperados. Para te inspirar a criar as melhores estratégias e dar um upgrade na sua marcenaria, separamos algumas dicas essenciais que vão te ajudar a otimizar o tempo e impactar diretamente seus ganhos. Continue lendo e confira!

Dê uma geral na sua linha de produção
Tudo começa pela boa organização dos seus equipamentos e materiais. Para fazer isso da melhor forma possível, você pode se basear em três categorias: máquinas usadas diariamente, máquinas usadas em projetos pontuais e equipamentos raramente usados.

Feitas essas três divisões, o próximo passo é criar também uma divisão em ordem lógica, de acordo com as etapas de cada projeto, evitando a perda de tempo com o deslocamento entre uma etapa e outra. Tenha em mente que, com um bom posicionamento das máquinas e ferramentas e um espaço confortável para circulação, o fluxo da sua produção ganha muito mais agilidade.

Faça um controle de estoque eficiente
O controle de estoque eficiente é a base para evitar que a falta de materiais ou de matéria-prima diminua a produtividade da sua marcenaria. Afinal, uma das grandes consequências que essa desorganização pode gerar é o descumprimento de prazos combinados com os clientes, entre outros prejuízos.

Além do mais, ter esse controle também evita o desperdício de recursos, impedindo que insumos fiquem parados no estoque e acabem estragando. Um modelo de organização que pode funcionar é deixar as chapas de madeira ou MDF próximas à área de corte, garantindo que o trabalho seja realizado de forma mais rápida e organizada. Isso também dispensa a necessidade de transportar várias chapas de madeira de um lado para o outro da marcenaria, otimizando o tempo de produção.

Tenha atenção na hora de elaborar seus projetos
Lembre-se de que é de máxima importância que você monte um briefing completo do seu cliente com informações sobre onde o móvel ficará, se estará exposto à umidade ou à luz solar, motivo pelo qual ele quer esse móvel, qual a utilidade dele no dia a dia e assim por diante. Todas as informações podem facilitar na hora de entregar aquilo que seu cliente espera.

Na primeira versão do seu projeto, pode ser que seu cliente peça alterações, e assim a comunicação seguirá até que o móvel tome a forma desejada. Não se esqueça de incluir uma cláusula no contrato especificando que, uma vez aprovada a versão final, não será mais possível fazer qualquer alteração, certo?

Seja justo na precificação do seus produtos
Para alcançar uma precificação justa, tanto para o seu negócio quanto para os seus clientes, é essencial analisar cada etapa do trabalho, desde a mão de obra e material até os recursos e tempo que serão usados para produzi-lo. Procure sempre contabilizar:

  • A quantidade e o valor da matéria-prima
  • Que tipo de mão de obra é necessária
  • Tempo de fabricação dos móveis
  • Como será a montagem
  • Desgaste das máquinas e ferramentas

Levando esses pontos em consideração, além de garantir uma boa argumentação com o cliente, isso também agregará valor ao seu trabalho. Lembre-se também de colocar uma margem de lucro no montante, afinal, ela é mais do que necessária para o seu ganho.

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