MDF x MDP: Conheça as diferenças e descubra como cada um deles é produzido pela Duratex!

Neste artigo vamos lhe contar tudo sobre o processo de produção e as principais diferenças entre o MDF e o MDP da Duratex.

Por Redação | 2 de junho de 2020 às 14:19

Muitos profissionais do mundo da marcenaria têm dúvida sobre as diferenças entre o MDF e o MDP. Portanto, neste artigo do Clube, você vai descobrir tudo sobre eles e como é processo de fabricação da Duratex.

Quais são as diferenças e as principais características?

MDF

Antes de mais nada, a sigla significa que os painéis são produzidos com fibras de média densidade (Medium Density Fiberboard), e eles contêm apenas uma camada. A prensagem das fibras garante um material mais uniforme, denso, plano e resistente.

Trata-se de um produto de fácil trabalhabilidade.

MDP

É um painel de partículas de média densidade (Medium Density Particleboard) que contém três camadas, sendo uma mais grossa no meio e uma fina em cada face, as quais conferem maior estabilidade dimensional ao material.

O MDF é um produto de alta resistência estrutural.

E como eles são produzidos?

Muitas opções para seu projeto

Os painéis MDP e MDF BP da Duratex têm tradição e diversidade. A tecnologia empregada em cada produto imprime variedade em opções para seu projeto. São mais de 100 padrões de alta resistência para você escolher.

MDP e MDF CARB

Em suma, os painéis atendem aos requisitos de exportação definidos pela norma CARB (California Air Resources Board) quanto à emissão de formaldeído. Com o certificado CARB, os fabricantes de móveis estão aptos a comercializar seus produtos para os países que exigem a certificação.

MDF Fire

Evita e retarda a propagação de chamas e o adensamento da fumaça. É o único do país a cumprir as instruções técnicas definidas pela classificação II-A do corpo de bombeiros. Indica-se seu uso em cinemas, teatros e casas de shows, e ele está disponível sem acabamento e em padrões selecionados.

MDF Ultra Premium BP

Em resumo, tem tripla proteção: é resistente a umidade, cupins e bactérias (Protekto©). É um painel ideal para móveis de cozinha, banheiros e locais úmidos.

Enfim, gostou do material? Então fique de olho no Clube para mais dicas!