#SempreComVocê – Sua marcenaria tem uma identidade? Quando o mercado se identifica com seu negócio, contrata o seu projeto!

Já conversamos aqui no Clube sobre as várias vantagens do fortalecimento da marca da sua empresa no mundo virtual. Agora que você aplicou essas dicas, é hora de evoluir com a sua estratégia de marketing digital.

Por Redação | 22 de abril de 2020 às 13:36

Com o isolamento social e o distanciamento físico das pessoas nas relações comerciais, é necessário aprofundar esse conhecimento e entender como podemos potencializar a comunicação com o público em qualquer ambiente. Vamos começar pelo conceito de persona. Nome estranho, né? Mas não é tão difícil quanto parece. Vem com a gente desvendar tudo sobre esse assunto!

Publicitários gostam muito de usar termos em inglês. E, na questão que vamos abordar neste artigo, eles foram ainda mais longe. Uniram palavras em inglês e em latim. Você já ouviu falar em brand persona? “Brand” significa “marca” em inglês e “persona” é um termo em latim que tem a ver com pessoa, com indivíduo. Porém, essa segunda nomenclatura foi incorporada pelo teatro italiano e ganhou mais atributos. Persona representa personagens e os papéis que as pessoas reproduzem na sociedade no seu dia a dia.

Então, com os conceitos dessas duas palavras em mente, o que você acha que é brand persona? Brand persona é a identidade da sua marcenaria. Como se ela fosse uma pessoa mesmo! Se você fizer o exercício de imaginar um perfil comportamental para sua empresa, vai ficar mais fácil dar um tom para o discurso que você vai usar toda vez que falar com o seu consumidor, principalmente na internet. O maior desafio é encontrar um perfil que seja verdadeiro, que de fato combine com os princípios e a missão da empresa, com a filosofia de atendimento, com a ideia de qualidade, política de preços e, ao mesmo tempo, que se comunique com o mercado.

Traçar uma identidade

Então, uma brand persona deve combinar com as características da empresa. Por exemplo: um escritório de advocacia sério e tradicional talvez não deva usar piadas e brincadeiras costumeiras da internet para se comunicar, mesmo que isso pareça trazer interação e curtidas para seus posts. Se está fora dos parâmetros da sua identidade, esse discurso não vai convencer a audiência da verdade do que você está comunicando. Já um curso de idiomas pode abusar dos trocadilhos e fazer algo divertido nas redes se suas aulas forem, de fato, animadas. Um discurso sisudo pode afastar seguidores e diminuir o engajamento. E na sua marcenaria?

Que comportamentos combinam com a persona da empresa? Um erro muito frequente é pensar na personalidade dos líderes do negócio. A marca é maior do que isso. E é um conjunto de vários fatores, com foco especial no produto da empresa e no tipo de problema que ela soluciona. Com essa questão em mente, faça uma lista pensando no estilo dos móveis que você fabrica, no jeito que você lida com seus clientes e como deve ser sua comunicação no mundo online. Ou melhor, como seria o emissor dessas mensagens.

Se fosse uma pessoa, a sua marcenaria ter qual identidade?

– Um homem ou uma mulher?
– Jovem ou madura?
– Formal ou espontânea?
– Qual é o tom de voz que essa pessoa usa?
– Que assuntos interessam a essa personalidade?
– Como ela se comunica? Que palavras usa mais? Que verbos fazem sentido na comunicação e têm relação com as ações que a empresa costuma seguir?

Com essa definição, seu discurso passa a ser mais humano e natural. Mas isso não significa que as características que você elegeu para a persona devam ser usadas para sempre ou engessadas. As pessoas reais se transformam e aprendem novas habilidades, mudam de ideia.

Por isso, a brand persona também pode evoluir. Então, agora que você já pode desenvolver a ideia de personalidade para sua marcenaria, chame seus colaboradores mais próximos – virtualmente, é claro – e peça para cada um descrever as qualidades e os atributos da empresa. Afinal, saber a opinião de quem está perto da operação pode ajudar nessa construção.

Depois junte tudo e faça sua análise.

Então fique de olho no Clube. Afinal, vamos continuar conversando sobre personas, com mais dicas sobre comunicação no universo virtual, que é um grande trunfo neste período diferente para todos os mercados. Por isso é preciso exercitar a criatividade e elaborar maneiras de encontrar nosso nicho.