4 erros na hora de vender seus móveis pela internet

Saiba o que pode te atrapalhar na hora de fazer negócios e vender os móveis da sua marcenaria pela internet

Por Redação | 4 de abril de 2024 às 10:28

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A internet é um excelente meio para que tanto pequenas quanto grandes empresas tenham a oportunidade de vender seus produtos e atrair seus potenciais clientes com mais facilidade. E se você tem uma marcenaria, não é diferente. Afinal, vender online é uma excelente estratégia para aumentar seu ticket médio, além de gerar mais visibilidade para a sua marcenaria.

Lembre-se de que, apesar de ser um meio importante de contato com o seu cliente, a internet não é um ambiente propício para criar ofertas e entender as demandas do seu público-alvo. Além disso, usando o digital como aliado das suas estratégias comerciais, você pode aumentar o número de dados que a marcenaria terá para estruturar várias abordagens.

Porém, para que a venda online realmente traga bons retornos para a sua marcenaria, é preciso ter o mínimo de conhecimento sobre esse universo e, além de saber o que fazer, é essencial deixar no radar aquilo que se deve evitar. Para te ajudar, vamos te contar os 4 erros mais comuns na hora de vender seus móveis pela internet. Continue lendo e conheça!

1- Começar sem planejamento


Já ficou muito claro que vender móveis online pode ser uma excelente forma de expandir e impulsionar o sucesso da sua marcenaria, entretanto, para alcançar resultados positivos é preciso planejamento, até porque ele é a base de qualquer negócio.

Portanto, antes de mais nada, faça as seguintes perguntas para você mesmo:

  • Qual vai ser o meu canal de vendas?
  • Preciso de uma plataforma de e-commerce para hospedar a loja ou quero começar apenas nas redes sociais?
  • Como será meu sistema de pagamentos?
  • Vou vender móveis a pronta entrega ou somente sob encomenda?

Esses questionamentos são apenas algumas sugestões para começar a mapear seu projeto, porém, é essencial ir além, estudar e levantar tudo o que é pertinente à realidade do seu negócio. É preciso muita atenção e paciência para planejar e, depois de ter todos os processos bem definidos, começar.

2- Não usar bons vídeos, boas imagens e boas descrições


Ao contrário da loja física, onde o cliente pode ver o móvel de perto e esclarecer prontamente todas as dúvidas, na internet as imagens, os vídeos e as descrições são essenciais na decisão de compra. Portanto, se você realmente quer levar seu negócio para o digital, é preciso investir em imagens, vídeos e descrições que valorizem e deixem claro todos os atributos para o cliente.

Se puder, contrate profissionais. Caso contrário, você pode encontrar diversos cursos e tutoriais online para aprender a melhor maneira de fotografar e criar descrições detalhadas dos seus móveis. Você também pode fazer o exercício de se colocar no lugar do cliente e pensar naquilo que faz seus olhos brilharem na hora de fechar uma compra pela internet, por exemplo. O segredo, na verdade, não é segredo para ninguém: tem que estudar como fazer acontecer!

3 – Não estudar a concorrência


Saber o que a concorrência está fazendo é essencial, não apenas para conhecer como determinadas ações podem impactar o seu negócio, como também para ter noção do que não fazer. Lembre-se de que o consumidor busca diferenciais, portanto, estudar a concorrência é um ótimo caminho para construir autenticidade para o seu negócio.

Além de diferenciar seus concorrentes, estude como eles se portam em redes sociais, blogs, lojas físicas, sites, entre outros meios. Se for preciso, peça orçamentos, entre em contato com o suporte e tenha um olhar crítico para identificar erros e acertos. O cliente busca boas experiências de compras, principalmente no digital, portanto, não seja só mais uma marcenaria que vende móveis online: esforce-se para proporcionar a melhor experiência de compra possível.

4- Não investir em software de gestão


A tecnologia é aliada de negócios que querem ingressar no mundo digital. E se tratando de boas ferramentas tecnológicas, um sistema de gestão vai fazer toda a diferença nessa empreitada. Afinal, essa ferramenta tem o papel de integrar os setores da sua marcenaria e facilitar o gerenciamento da sua loja online.

Quando você conta com um bom sistema de gestão, você tem uma visão ampla sobre as operações da marcenaria e tem acesso a módulos que simplificam processos, desde a emissão de uma nota fiscal até a organização de documentos e a impressão de relatórios. Por isso, não investir em uma ferramenta como essa pode comprometer o desempenho das suas vendas.

Em outras palavras, como você já sabe, é possível ter sucesso nas vendas pela internet, entretanto, é preciso ter paciência para começar e sempre dar a atenção necessária a todos os processos, dos mais simples aos mais complexos. E você, já criou vitrines online para a sua marcenaria?