Como calcular a lucratividade da sua marcenaria?

Saiba tudo sobre como calcular uma margem de lucro justa para a sua marcenaria.

Por Redação | 29 de novembro de 2023 às 08:00

Vem cá: você sabe exatamente como calcular a lucratividade da sua marcenaria? A verdade é que essa é uma conta obrigatória para o seu negócio, afinal, é a partir daí que se alcança uma empresa otimizada, com performance e caixa sempre abastecido para investir num crescimento ainda mais próspero.

De modo geral, a margem de lucro de uma marcenaria varia conforme a empresa foi montada. Até porque, uma  marcenaria é diferente da outra e, sendo assim, não há regra e nem padrão específico. Então, a margem de lucro deve ser estabelecida e calculada conforme as realidades de cada empresa. Apesar disso, não se chega nessa margem do absoluto nada, mas, sim, com um planejamento estratégico.

Como funciona?

Na prestação de serviços, como é o caso da marcenaria, a margem de lucro deve ser calculada assim: pegue o total recebido por uma venda, subtraia o custo total entre os valores do fornecedor, comissões, tributos e outros gastos e você terá um valor bruto de lucro. Compare esse valor bruto ao gasto inicial como uma porcentagem e você terá a sua margem de lucro.

A fórmula seria expressa da seguinte forma: valor do contrato pago pelo cliente/custo total do contrato x 100% = Taxa de lucratividade. De uma forma melhor exemplificada, fica assim:

– O custo total do contrato é de R$2.000,00;

– O valor de venda é de R$2.500,00;

– O lucro bruto seria: 2.500 – 2.000 = R$500,00

– A margem de lucro estabelecida seria de: (500/2500) x 100% = 20%;

Ou seja, 20% do valor final de venda foi transformado em lucro.

O cálculo deve ser feito eliminando todos os custos, ou seja, o dinheiro que não está comprometido e que sobrou no caixa no fim do mês. Dessa forma, você deverá levar em conta custos como:

Fornecedores

Os custos com fornecedores são custos fixos, por mais que possa variar de mês para mês. As compras com fornecedores podem acontecer de acordo com a demanda e, dessa forma, os custos devem sempre aparecer no seu cálculo de margem de lucro.

Operação

Os custos fixos de operação são aqueles inevitáveis e sempre estarão nas saídas do seu sistema de gestão e incluem aluguel, água, energia elétrica, internet, entre outros. Além disso, custos com pessoal também podem entrar em custos fixos, pois os colaboradores são ativos da sua empresa que precisam estar lá para garantir que o dinheiro entre.

Variáveis de sazonalidade

Apesar de ser mais comum em outros mercados, se você encontrar uma sazonalidade no seu processo produtivo durante o ano, considere isso também no seu cálculo de margem de lucro. Até porque, com a sazonalidade, você pode encontrar novas oportunidades de produtos e serviços, enquanto outros vão estar com uma demanda menor.

Organize-se e garanta o bom funcionamento da sua marcenaria

Entender os custos que envolvem o seu negócio é essencial para fazer uma boa gestão da sua marcenaria, oferecer produtos de qualidade com um preço justo e chegar a uma margem de lucro que faz sentido. Por isso, coloque as contas no papel – ou em uma planilha – e analise os números que você busca. Assim, você garante que seu trabalho seja valorizado e que os clientes paguem aquilo que realmente vale.

Black November Clube Duratex: oportunidades imperdíveis pra sair ganhando!

O mês mais esperado por quem curte vantagens chegou, e é claro que nós preparamos oportunidades imperdíveis pra você. Confira só as campanhas vigentes!

Garanta 2x mais DuraCoins em todos os padrões Duratex!

1 chapa Duratex = 10 DuraCoins = 10 reais em prêmios ou cashback!

Tire suas notas da gaveta e transforme-as em prêmios!

NFs com até 60 dias também valem DuraCoins! 1 chapa Duratex = 10 DuraCoins = 10 reais em prêmios ou cashback!

Cadastre 5 notas e ganhe uma caixa de amostras Duratex!

Garanta 100% do portfólio Duratex para transformar sonhos em realidade! São apenas 200 caixas disponíveis, garanta a sua!

Tá de encantar, né? Então, não deixe passar: compre suas chapas, cadastre suas notas em clubeduratex.com.br e aproveite!