Como criar um portfólio digital?

Confira algumas dicas e saiba como criar o seu portfólio digital, um formato prático e que tem muito a agregar!

Por Redação | 27 de maio de 2022 às 11:06

Compartilhar

Um portfólio, por si só, é uma ferramenta altamente importante para promover sua carreira como marceneiro, afinal, é ali que você mostra aos seus clientes seus melhores projetos. Agora, ter um portfólio digital é uma oportunidade de se destacar no mercado e criar novos negócios, ainda mais que a jornada do consumidor está cada vez mais presente no mundo digital, então, é preciso se adequar.

Suas redes sociais também são seus portfólios. No entanto, dependendo do porte de clientes que você deseja impactar ou até para conquistar parcerias diferenciadas e mais promissoras, é importante que, mesmo que de forma simples, você crie um portfólio digital.

Se você ainda não tem um portfólio digital ou quer dar uma renovada no seu, continue lendo este artigo, que vamos lhe mostrar como criar um para chamar de seu!

Não posso ter um portfólio impresso?

Antes de conferir como criar seu portfólio digital, lembre-se: um formato não elimina o outro. Pelo contrário, eles se complementam! Os portfólios impressos podem ser ótimos aliados na sua marcenaria.

Pense naquele cliente que espera para ser atendido, por exemplo. Enquanto ele aguarda na recepção, seu portfólio impresso pode ser uma boa fonte de entretenimento e, com certeza, de inspiração durante aqueles minutos. Então, fica a dica: capriche no impresso também, viu?

Selecione boas imagens

Essa etapa é bastante semelhante à da criação de um portfólio impresso. Portanto, escolha de 10 a 20 imagens dos seus melhores projetos. Procure diversificar e escolher fotos de dormitórios, cozinhas, closets, banheiros, escritórios, projetos comerciais, e por aí vai.

É importante que as suas fotos tenham bons ângulos, boa iluminação e, claro, que o cenário esteja limpo, organizado e com o projeto finalizado. Afinal, mostrar um projeto incompleto ou um cenário bagunçado não cai nada bem.

Procure não colocar mais do que 20 fotos no seu portfólio. Tenha em mente que o excesso pode deixar o material maçante, e esse não é o intuito. Se você optar por 10 fotos, distribua uma por página. Caso escolha 20 fotos, distribua duas para cada página.

Escolha a ferramenta de criação que for mais fácil para você

Não precisa complicar e achar que seu portfólio online só será bom se você criá-lo em ferramentas caras ou complexas. Uma sugestão prática e intuitiva é contar com o PowerPoint. Além de ser um software fácil de ser utilizado, na internet você pode encontrar diversos tutoriais para usá-lo.

Cuidado com o excesso de informações

O famoso “textão” não cai bem em portfólios digitais, afinal, o excesso de informações pode acabar poluindo o visual. Por isso, na apresentação do seu portfólio, coloque apenas um breve histórico da sua empresa e sua especialidade.

Se você tiver a missão, a visão e os valores da sua marca, tente uni-los em apenas um slide. Para finalizar, na última página, coloque seus dados de contato, como nome, e-mail, telefone, endereço, site, redes sociais e tudo mais que for pertinente.

Hora de colocar a mão na massa

Agora que você já tem uma noção de como criar um portfólio online, não hesite: coloque em prática o que você aprendeu e dê mais esse passo no seu negócio.