Móveis sob medida e móveis planejados: qual é melhor para o seu negócio?

Entenda quais são os prós e contras dos móveis sob medida e dos móveis planejados e saiba como definir o foco da sua marcenaria

Por Redação | 23 de novembro de 2021 às 15:05

Compartilhar

Móveis sob medida ou móveis planejados? Eis a questão que assombra marceneiros e marceneiras. Afinal, qual dessas opções é mais vantajosa para o negócio? Se essa é a sua dúvida, fique aqui, pois hoje vamos lhe contar um pouco mais desse assunto.

Qual é a diferença entre móveis sob medida e móveis planejados?

Tudo bem, você já sabe, porém, antes de chegar a qualquer conclusão que seja, vamos relembrar quais são as diferenças entre as duas opções.

Os móveis planejados são fabricados em volumes maiores. São modulares e, por mais que existam variadas opções de tamanhos e formas, de qualquer maneira, eles limitam que o ambiente seja explorado. Esses tipos são aqueles tradicionalmente encontrados nas lojas de móveis, de decoração e afins. Além do mais, esses modelos são genéricos e não são exclusivos para o cliente.

Já os móveis sob medida carregam a exclusividade como atributo principal, afinal, eles são  planejados para atender as necessidades individuais do cliente que os encomendou. Dessa forma, além de o projeto ter as medidas ideais para o ambiente em que será utilizado, o cliente também pode escolher os materiais de design e acabamentos que mais lhe agradarem. Além disso, nesta opção, a qualidade pode ser bem superior.

Vantagens e desvantagens

Falando de móveis planejados, uma das maiores vantagens em produzi-los é que você sempre poderá atender seu cliente com prontidão. Às vezes, o que as pessoas buscam é exatamente um móvel genérico e funcional, sem muitas exigências. Entretanto, é preciso haver espaço em sua marcenaria para abrigá-los e ter em mente que eles podem demorar mais do que o esperado para ser vendidos. Neste caso, a dica é: procure produzir modelos que não ocupem muito espaço de armazenamento e que sejam mais procurados na pronta entrega.

No caso dos móveis sob medida, a grande vantagem é poder criar projetos personalizados de acordo com o ambiente, o gosto e a necessidade do seu cliente. Além de total liberdade para definir formas, cores e acessórios, você também tem a possibilidade de usar esses móveis para corrigir problemas estruturais do imóvel, como paredes tortas, e surpreender seus clientes. A única desvantagem dos móveis sob medida é o tempo que eles levam para ser produzidos. Porém a demora pode compensar, tanto para o marceneiro quanto para quem está comprando.

Conclusão

Como você pôde notar, existem vantagens e desvantagens na produção dos dois tipos de móveis. Entretanto, é importante ter em mente que, geralmente, as pessoas procuram marceneiros quando desejam um projeto sob medida para os seus ambientes. Caso contrário, na maioria das vezes, elas buscam móveis planejados em lojas.

Então, talvez a melhor opção seja dedicar seu tempo para entregar toda essa exclusividade que móveis sob medida proporcionam. Mas sem dúvidas a decisão sobre o que é melhor para o seu negócio é sempre sua. Até o próximo artigo. 🙂