Projetando móveis pet friendly

Saiba como criar móveis ideais para ambientes com animais de estimação

Por Redação | 15 de maio de 2024 às 14:12

Compartilhar

Os pets fazem parte da vida de muitas famílias ao redor do mundo. Para você ter uma ideia, mais de 50% das residências brasileiras têm cães ou gatos. Não é para menos que, em 2023, a indústria de produtos para animais de estimação registrou um valor de R$ 46,42 bilhões de faturamento.

Já que os pets estão, praticamente, em todos os lares, criar um ambiente pet friendly com móveis planejados, além de melhorar a qualidade de vida dos animais, agrega funcionalidade e estilo aos locais. Afinal, eles merecem ter suas necessidades e bem-estar considerados.

E claro que nós vamos te ajudar nessa empreitada, com dicas que vão fazer a diferença no seu dia a dia como marceneiro. Até porque conhecimento é sempre bem-vindo, e é preciso estar preparado para atender pais e mães de filhos de quatro patas. Vem conferir!

Nichos e prateleiras: os melhores aliados para o seu projeto

Na hora de criar um projeto pet friendly, o ideal é pensar naquilo que pode deixar os bichinhos mais felizes e confortáveis nos ambientes. Portanto, você pode usar e abusar de nichos e prateleiras. Alguns nichos podem ser revestidos com almofadas macias, criando uma espécie de cama que, no caso de gatos, também pode ser suspensa.

Já as prateleiras ficam encarregadas de ser o playground dos felinos: o lugar que eles podem usar para escalar e, até mesmo, dormir em paz. Não se esqueça também de oferecer sempre alguns arranhadores. A inclusão deles em diferentes locais é ótima para que o gato possa afiar suas unhas e se exercitar sem danificar móveis ou demais elementos do projeto.

Aposte nos móveis multifuncionais

Hoje em dia é cada vez mais comum a presença de pets em ambientes pequenos, como apartamentos. As pessoas não consideram mais que isso seja empecilho para ter um animal de estimação. Dessa forma, para unir o útil ao agradável para todos os residentes, você pode criar móveis com funcionalidades integradas e que proporcionem o compartilhamento do espaço.

Nesses casos, os móveis multifuncionais para pets não são apenas uma carta na manga para espaços reduzidos, mas também se encaixam com facilidade na decoração. Você pode, por exemplo, projetar uma mesa lateral com um vão reservado para a cama do pet, bem como uma estante com um nicho reservado para o conforto dos felinos.

Veja mais alguns exemplos do que pode ser criado nas imagens abaixo!

Inclua áreas de alimentação

E por falar em móveis multifuncionais, no que muita gente não pensa, mas faz total diferença, são áreas de alimentação funcionais e práticas para os animais de estimação. Você pode criar espaços embutidos para tigelas de comida e água, pensando em soluções com ajuste de altura da tigela de acordo com o porte do animal.

Esses pontos de alimentação, além de ajudarem seu cliente a manter a limpeza e a organização do ambiente, podem ser facilmente acessados pelos pets, sem comprometer a harmonia e a decoração da casa em geral.

Não se esqueça da segurança e da acessibilidade

Sim, esses dois fatores são essenciais e não devem ser deixados de lado. Para não errar, crie móveis com cantos arredondados, superfícies antiderrapantes e alturas acessíveis que garantam que os animais possam aproveitar cada momento com conforto e em segurança.

Leve os padrões Ultra Premium Duratex para os seus projetos pet friendly

A escolha de bons materiais é crucial na criação de um ambiente pet friendly. Afinal, é preciso criar móveis feitos de materiais resistentes a arranhões e manchas. Para te ajudar nessa, você pode contar com os padrões Ultra Premium da Duratex!

Com tecnologia única no mercado, os padrões Ultra Premium Duratex suportam a umidade relativa do ar por bastante tempo, combatem a ação de cupins e bactérias e, para proporcionar a você mais tranquilidade, contam com cinco anos de garantia. Dá só uma olhada nas opções que você pode escolher para encantar os pais e mães de pet:

Além disso, vale mencionar que a presença dos pets pode aumentar a exposição a microorganismos. Nesse cenário, a Protekto Plus, tecnologia presente nos padrões Duratex, tem propriedades antivirais e antibacterianas que garantem essa proteção extra.