Aplicações do MDF: Cabeceira de cama

As cabeceiras de cama em MDF são uma tendência. O material é uma escolha perfeita para cama box, ainda mais quando se pensa na sua versatilidade, variedade e economia

Por Redação | 19 de junho de 2019 às 15:47

Cabeceiras de cama, quando feitas com MDF, são um complemento perfeito para cama box, ainda mais quando se pensa na sua versatilidade, variedade de acabamentos e economia. Essa é apenas uma das muitas aplicações de MDF que existem, além da produção de móveis.

Mas, apesar de simples, é preciso tomar alguns cuidados para utilizar essa opção. Afinal, algumas dúvidas podem surgir no processo, e qualquer erro pode diminuir a vida útil da cabeceira.

Por isso, confira agora o que você precisa saber para entregar ao seu cliente o melhor produto, com qualidade e durabilidade.

Cabeceiras

Escolha a melhor espessura do MDF

A primeira coisa a se pensar ao produzir uma cabeceira de MDF é a espessura do material utilizado.

Muitos clientes optam pelo MDF de 6 mm, devido ao custo mais baixo deste produto. O mais recomendado, no entanto, é utilizar MDF com espessura a partir de 15 mm para um melhor resultado, um visual mais bonito e mais resistência.

É importante lembrar que, quanto maior a espessura da chapa de MDF, maior é a resistência do produto e melhor é o resultado visual da peça.

Para um bom resultado, parede regular é essencial

Se você quer um bom resultado, é fundamental que a parede esteja regular. Então, antes de fixar o painel de MDF, garanta que a parede esteja nivelada e livre de imperfeições. Além disso, corrija qualquer infiltração ou umidade.

Cabeceiras

Evitando a absorção de umidade

Algumas chapas de MDF têm revestimento apenas em um lado, o que não é interessante para fixação em paredes. Isso porque o revestimento protege o substrato, evitando que o MDF absorva umidade da superfície, e também auxilia para uma melhor fixação. Por isso, escolha sempre o MDF de duas faces. Caso contrário, podem ocorrer deformações e a formação de mofo e bolor. Uma dica extra é usar fita de bordas em todos os topos, para um melhor acabamento e para evitar a absorção de umidade da parede nos topos da cabeceira.

Além disso, caso a cabeceira seja instalada em ambiente com piso frio, vale a pena fixar a chapa a uma distância de 100 a 150 mm acima da superfície, para evitar contato com panos úmidos ou água.

Fixação sem parafusos aparentes? Utilize a mão-francesa

Para quem não quer que os parafusos fiquem aparentes depois de fixar o MDF, a mão-francesa é a solução. Porém, nesse tipo de fixação, a chapa pode embarrigar devido ao peso.

Por isso, a mão-francesa não pode ser colocada apenas em um ponto. É preciso haver, no mínimo, 3 pontos de apoio, dois de fixação e um no meio, para que a chapa não empene nessa região.

Gostou das dicas de cabeceiras de cama? Então fique de olho no Clube Duratex, pois logo traremos mais dicas para novas aplicações do MDF.

Aplicações do MDF: veja outros artigos da série

MDF como revestimento de teto: https://www.clubeduratex.com.br/dicas/aplicacoes-do-mdf-revestimento-de-teto/

MDF como cabeceira de cama (meia parede): https://www.clubeduratex.com.br/dicas/aplicacoes-do-mdf-cabeceiras-de-cama/

MDF como revestimento de parede: https://www.clubeduratex.com.br/dicas/aplicacoes-do-mdf-revestimento-de-parede/