De marceneiro para marceneiro: 4 dicas para empreender na prática

Descubra os segredos que o marceneiro Miguel Rizzo, dono da Marcenaria Sonho Planejado, aplica na gestão do seu negócio em 10 anos de jornada.

Por Redação | 16 de fevereiro de 2022 às 10:59

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Olá, marceneiros e marceneiras. Meu nome é Miguel Rizzo, e sou proprietário da Marcenaria Sonho Planejado, que, por sinal, completa uma década de atividades no dia 17 de maio de 2022. Antes de abrir meu negócio, eu trabalhava como administrador de uma rede de lojas de shopping, e meu contato com a marcenaria era apenas por meio de prestadores de serviço. Mal sabia eu que, anos mais tarde, a marcenaria se tornaria meu ofício.

Na verdade, a Marcenaria Sonho Planejado começou com uma brincadeira. Em todo o processo de abertura de novas lojas, eu acompanhava in loco todos os processos e prestadores. Em uma brincadeira, chamei um funcionário da marcenaria que prestava serviço para onde eu trabalhava e falei: “Vamos montar uma marcenaria?”. Foi ali que eu plantei a semente, a ideia acabou saindo do papel, e hoje esse agora ex-funcionário é meu sócio, o José Pedro.

Para me tornar marceneiro, tive que me dedicar à lição de casa, pesquisando a fundo materiais, ferragens, marcas, máquinas, processos, programas, e por aí vai… Depois de muito estudar, com um investimento de R$ 20.000, compramos nossas primeiras máquinas e as instalamos em um salão comercial com 90 m². Entretanto, nunca deixei de me atualizar e aprender novas habilidades, e hoje, depois de quase 10 anos, estamos em um galpão dez vezes maior, com showroom (todo projetado com chapas Duratex), maquinários de alta produção e com investimentos em novas máquinas para 2022!

Sempre fui audacioso, sempre invisto no melhor para minha empresa, sempre penso nela antes de tudo; penso no amanhã e nunca somente no momento, afinal, empreender é uma tarefa constante. Por isso, a convite do Clube Duratex, hoje vou compartilhar com vocês o conhecimento que adquiri ao longo desses dez anos em 4 dicas práticas para empreender. Espero que você goste e que, de alguma forma, eu possa ajudar!

1. Pague uma remuneração justa aos seus funcionários

Durante esses dez anos de experiência, aprendi que os bons funcionários são aqueles que têm bons salários, compatíveis com seu desempenho, e, além disso, reconhecimento dentro da empresa.

Para colocar isso em prática, além de receberem uma remuneração justa, todos os meus funcionários trabalham em regime de CLT. Dessa forma, é possível garantir toda a tranquilidade e benefícios consideráveis por produtividade, e, assim, toda a equipe sente-se mais motivada para trabalhar.

2. Mantenha o controle

Independentemente do porte da sua marcenaria, ter 100% de controle sobre tudo o que acontece é imprescindível. Sem monitoramento, inclusive, dos mínimos detalhes, é bem comum passar anos tocando o negócio sem saber o quão lucrativo ele é.

Atualmente, conto com a ajuda das planilhas de Excel mesmo e tenho o total domínio da gestão da minha marcenaria. Dando atenção aos detalhes, pude corrigir valores defasados em vendas, evitar desperdícios de materiais e suplementos e alcançar resultados mais satisfatórios e lucrativos.

3. Não tenha medo de prosperar

Priorizar as necessidades da empresa é essencial para prosperar. Portanto, invista em ferramentas e maquinários que possam colaborar para o rendimento da sua produção. Além disso, busque também um local espaçoso para que seus colaboradores tenham boas condições de trabalho.

4. Valorize sempre o seu trabalho

Em vez de vender meramente um guarda-roupa, ofereça a melhor solução para a necessidade do cliente, sempre mantendo a qualidade do serviço prestado. Trabalhe respeitando os prazos, seja honesto e aprenda a dizer “não” para projetos impossíveis e que não paguem um valor justo pelo seu serviço.

Dica bônus: Entregue projetos satisfatórios

Aqui na Marcenaria Sonho Planejado, entregamos o comprometimento, afinal, qualidade de material não é diferencial, já que a maioria das marcenarias compra dos mesmos fornecedores. Então, para se destacar, entregue a qualidade no acabamento e o respeito ao cliente. Seja a pessoa que transmite confiança ao cliente do primeiro contato até a entrega do projeto.

Além disso, estabeleça prazos confortáveis para a sua empresa. Lembre-se: é mais satisfatório você entregar o serviço antes do previsto do que prometer prazos impossíveis apenas para amarrar a venda. Mais uma vez, aprenda a dizer “não” quando necessário, afinal, por mais que seja difícil recusar serviço, é sempre melhor do que comprometer a imagem do seu negócio.

Top 3 padrões Duratex favoritos

Para fechar as dicas com chave de ouro, vou contar para vocês quais são os três padrões da Duratex de que eu mais gosto. Vamos lá!

1º Lugar: Itapuã, Linha Essencial Wood

2º Lugar: Branco Diamante, Linha Essencial

3º Lugar: Cinza Sagrado, Linha Essencial