Série: Como obter mais lucro na marcenaria? Investir para crescer

Chegou a hora de conferir o terceiro artigo da série. Você já estabilizou a operação, já conheceu as boas práticas de uma operação escalável e agora vai saber os segredos de investir corretamente.

Por Redação | 13 de julho de 2021 às 16:43

Compartilhar

Primeiramente, a compra de máquinas e softwares é sempre um investimento importante, afinal, tudo precisa ser muito bem avaliado antes de ser executado. Comprar tecnologia não traz aumento instantâneo de lucratividade e pode ser um complicador se a compra não for bem escolhida. Investir da maneira certa é o ideal.

Esses investimentos devem ser feitos de forma simultânea. Ou seja, não é possível adquirir máquinas CNC e só depois da compra pensar nos softwares compatíveis com elas. Então, é preciso saber detalhes de como a tecnologia do sistema vai “conversar” com a ponta da operação.

Muitos proprietários só percebem que as máquinas demandam muito tempo de programação manual e atrasam a produção depois de mudar todo o seu parque fabril e seu layout para acomodar grandes equipamentos com investimentos altíssimos. Porém, isso não quer dizer que elas não sejam itens importantes no plano de crescimento da sua marcenaria. É claro que são, mas, se não houver um software trabalhando em conjunto com o maquinário pesado, o processo produtivo pode ficar ainda mais lento.

Sobre o planejamento

Definitivamente, a saída é planejar muito bem quais serão os investimentos na produção e como eles trabalharão de forma complementar. É preciso se certificar de que este é o momento certo para investir. Além disso, verifique se há um suporte técnico para a implantação e o apoio depois da instalação e tenha certeza de que o hardware e o software falam o mesmo idioma.

Capacite a equipe que vai manusear tudo isso, por exemplo. Você vai precisar analisar se está conseguindo delegar tarefas e se seus funcionários estão executando atividades com certa autonomia. Quando você tiver mapeadas as atividades que merecem maior atenção, será a hora de investir em tecnologia para executar tudo com mais segurança e facilidade e, assim, trazer economia para o negócio.

Tenha certeza de que tem um time maduro e que pode contar com a parceria de cada um e com a vontade de aprender novas ferramentas. Afinal, muitas vezes é preciso a união dos funcionários para a mudança, pois grandes investimentos mudam a cultura da empresa. Você deve saber aonde quer chegar com as transformações que vai propor e expor esses objetivos para seus colaboradores.

Com tudo isso em mente, confira as dicas do passo a passo para investir na sua marcenaria:  

  • Liste suas prioridade de melhoria na marcenaria;
  • Faça uma lista de possíveis fornecedores;
  • Converse com as empresas e peça demonstrações de cada produto;
  • Investigue como funciona o suporte e o apoio depois da compra;
  • Se for comprar de mais de um fornecedor, certifique-se de que os equipamentos são amigáveis entre si e que há compatibilidade em suas funções.
  • Sugira que seus funcionários manuseiem as novas máquinas e softwares antes da compra e converse com eles para um feedback sobre a usabilidade de tudo que quer adquirir.

Em seguida, depois de toda essa reflexão, é chegada a hora de fazer a melhoria e investir no que encontrar de melhor para o perfil do seu negócio.

Afinal, as empresas que têm sucesso e vida longa no mercado investem um bom tempo na criação de uma cultura interna, bem como satisfazendo seus clientes com processos eficientes, entregando rapidez e qualidade. Por isso, esse caminho passa por grandes e estratégicos investimentos.

Gostou desta série? Conte com o Clube Duratex e fique de olho nos próximos conteúdos!

 

Série: Como obter mais lucro na marcenaria? 

Estabilizando a sua operação
Tornando a sua operação escalável
Investindo para crescer