#SempreComVocê – Como enxergar oportunidades em tempos de crise? Saiba como sua marcenaria pode atender às novas demandas criadas pela quarentena

Agora que você já sabe como é a persona da sua marcenaria e dos seus clientes, é hora de desvendar as dificuldades que eles estão tendo durante a quarentena e preparar uma oferta voltada à solução dos problemas de cada um.

Por Redação | 24 de abril de 2020 às 11:32

O Clube tem trazido muitas dicas para você reinventar seus processos de trabalho e aumentar a potência da sua marcenaria enquanto o isolamento social não tem previsão de término. Por isso precisamos encontrar oportunidades de crescimento. Estamos #SempreComVocê!

Agora que você já sabe como é a brand persona da sua marcenaria e quem são as buyers personas que representam seus clientes, é hora do próximo passo!

Desde que o mundo virou de cabeça para baixo, nossas certezas não existem mais. E precisamos modificar nossas crenças e exercitar nossa visão para enxergarmos as oportunidades. Os modelos de negócio que conhecíamos, de uma hora para outra, foram eliminados. Só que focar no problema ou em como melhorar algo que estava funcionando e já não funciona não faz mais sentido. É uma perda de tempo. Então, qual é a saída para o seu negócio?

A saída para o seu negócio

A saída é olhar para onde você pode agir. Imagine a seguinte situação: milhões de pessoas trabalhando em casa. Elas deram um jeitinho e arrumaram uma mesa para colocar o seu computador na sala, no quarto ou na cozinha. Mas será que esse lugar é ideal para uma jornada de 8 horas? E quem não tinha nada estruturado? Neste momento, todos estão pensando na melhor maneira de organizar o seu escritório e espaço para o trabalho em casa.

Novos comportamentos estão sendo estabelecidos. Estudos já apontam que, quando a crise passar, pelo menos 25% das pessoas vão continuar trabalhando pelo menos um dia da semana em casa. As empresas estão criando procedimentos para manter as suas equipes produtivas, ao mesmo tempo que os colaboradores estão se adaptando rapidamente, mantendo a disciplina e adequando as tarefas do trabalho com a rotina doméstica.

Nova necessidade

Assim nasce uma nova necessidade — e, de quebra, uma oportunidade. Nunca ficamos tanto tempo em casa e com toda a família reunida. Hoje o conforto do lar vale muito mais que o conforto do veículo. Ter harmonia e manter o equilíbrio em casa diante das diversas tensões é mais importante que o consumo de marcas de grife.

Vamos visualizar juntos uma oportunidade hipotética: um contador de 36 anos, casado com uma advogada, de 34 anos, com dois filhos, um de 3 e outro de 7 anos. Eles vivem em um ambiente de 70 metros quadrados, onde precisam conviver, trabalhar, estudar e se divertir.

Outra realidade: dois irmãos, de 22 e 25 anos, que ainda moram com os pais e precisam dividir o home office na sala, onde a internet pega melhor. Os pais, aposentados, perdem o ambiente do convívio social, pois não podem fazer barulho durante o horário de expediente dos filhos.

Quais são as soluções?

Que soluções a sua marcenaria pode entregar para esses dois casos? E que outros casos você pode mapear dentro da identidade das personas que fazem parte do seu mercado? O que elas estão fazendo agora, por quais dificuldades estão passando?

Então reúna sua equipe, virtualmente sempre que possível, e exercite os cenários e as entregas que sua empresa pode fazer. Aí está a importância de conhecer a persona do seu cliente. Pensar nas soluções de que ela precisa pode trazer novas ideias para o seu negócio.

Além disso, se for possível, faça uma pesquisa. É hora de acionar seus contatos, conversar com o mercado. Escute o que eles têm a dizer sobre conforto, adequação de ambientes. Será que não é hora de arrumar aquele móvel que está há anos improvisado, mas que agora precisa ser adequado porque a família está o tempo todo dentro de casa? Será que existe uma solução que a marcenaria pode propor para que as crianças estudem ou brinquem com mais conforto sob supervisão dos adultos que estão trabalhando em casa? Como propor mais segurança para os idosos que estão sozinhos por conta da prevenção?

Portanto essas perguntas são o começo de um planejamento e direcionamento de vendas para um período diferente de tudo que já vivemos. Pense nisso e faça as adequações de que precisar de acordo com a missão e a estrutura da sua marcenaria.

Enfim, para os passos seguintes dessa missão, leia – ou releia – o artigo “Marketing digital: uma linha direta de vendas e relacionamento com o mercado”. É um conteúdo que pode ajudar a trazer mais assertividade ao seu diálogo online com o consumidor. E conte com o Clube Duratex para mais ideias, inspirações e reflexões. #SempreComVocê

Siga o Clube Duratex no Instagram e fique por dentro das novidades. Clique aqui!