#SempreComVocê – Quem é meu cliente? Defina as personas dos seus compradores e feche negócios na quarentena!

Vamos nos aprofundar nesse item tão importante da publicidade, ainda mais nesta fase de transformação de mercados e de aprendizados sobre consumo e sobre meios para manter o seu negócio relevante. É hora de saber mais sobre buyer persona.

Por Redação | 23 de abril de 2020 às 15:25

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No primeiro texto da série sobre Evolução da Estratégia Digital, já falamos da construção da brand persona. Agora é hora de avançarmos nos conceitos de buyer persona, essencial para conhecer os seus clientes.

Mudanças exigem dedicação extra aos negócios. Aplicar técnicas para incrementar o relacionamento com os clientes é essencial para acessar o mercado que está, literalmente, confinado em casa. A relação, a partir de agora e por um bom tempo, vai ter que ser virtual. E para construir essa relação de uma maneira forte, como fazíamos pessoalmente, é preciso conhecer bem quem está do outro lado da tela.

Então, é preciso definir a buyer persona da sua marcenaria.

Buyer persona

Diferentemente do público-alvo, a persona tem uma identidade mais específica, e podemos saber detalhes de sua vida e comportamento, como formação acadêmica, profissão, configuração da família e hábitos de lazer. Para isso, é preciso desenhar um perfil ficcional que vai representar o seu cliente perfeito. Pensando na personalidade do seu consumidor, você tem muito mais recursos para planejar os assuntos de que vai tratar nos seus canais virtuais de contato com o público.

Antes de mais nada, ideal é definir editorias, como as de um jornal diário, colocar uma frequência para cada tópico a ser abordado e nelas tratar dos interesses desse personagem que você identificou. Adicionalmente, você pode criar mais de uma persona e delimitar as editorias pensando em cada uma delas. Assim, você terá conteúdo interessante para todas as pessoas que fazem parte do seu radar de mercado. Além disso, você vai treinando a audiência a manter o mesmo ritmo das suas postagens e vai estimulando um diálogo por meio do call to action.

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Identificando o perfil

Mas como identificar as buyer personas dos seus clientes? Para que o resultado seja verdadeiro, é preciso fazer uma pesquisa com quem já é seu cliente e com possíveis prospects. A lista de perguntas é bem extensa. Separamos algumas para inspirar você:

Perguntas gerais: Qual é o gênero? E a idade? Onde mora? Qual é a escolaridade? Qual é sua função? Como é o seu trabalho?

Perguntas pessoais: Como é sua rotina? Qual é o seu propósito de vida? Quais são suas principais responsabilidades no trabalho e na família? O que é ter sucesso?

Perguntas sobre redes sociais e conteúdo: Em que redes sociais você tem perfis ativos? De que formatos de conteúdo você gosta e como se informa? Em que assuntos você tem mais interesse?

Perguntas sobre a sua marcenaria: O que te levou a procurar a nossa empresa? Qual é a maior qualidade do nosso produto e serviço? Como você definiria nossa empresa?

Similaridades

Então, depois de a pesquisa ser feita e os dados serem organizados, é preciso encontrar similaridades entre as características dos clientes. A partir dessas semelhanças, crie um nome, determine uma idade, gostos, profissão e uma rotina de vida. Enfim, tudo bem humano mesmo. Não existe um número mínimo ou máximo de buyer personas para sua empresa, mas é importante lembrar que você precisa entregar conteúdo para todas que identificar e que, a partir da sua comunicação, haverá uma interação e a construção de um relacionamento de confiança e de interesse mútuo.

E aí vem a parte do planejamento. Em resumo, com as editorias na cabeça, a frequência definida e as personas para quem você vai falar determinando o tom do discurso que você vai usar, é hora de mapear os canais mais interessantes para sua marcenaria estar e o tipo de material que vai ser divulgado e colocar a mão na massa. Em suma, esta fase que estamos vivendo vai nos ensinar muita coisa e enriquecer ainda mais nosso aprendizado sobre todos os setores da empresa e sobre todos os processos inseridos no nosso dia a dia.

Enfim, quem sabe, quando tudo passar, a inovação não chega, justamente através dessas experiências incomuns que estamos enfrentando? Então, fique atento aos sinais e às ideias que podem surgir. E, por fim, conte conosco para todos os desafios!

#SempreComVocê: Juntos, de forma consciente, vamos superar este momento!