Dicas de segurança: conheça os EPIs obrigatórios para a marcenaria

O uso de EPIs é uma regra do Ministério do Trabalho, e a empresa deve fornecê-los em bom estado e dentro do prazo de validade para os colaboradores. Saiba quais não podem faltar em uma marcenaria

Por Redação | 14 de maio de 2019 às 11:24

Compartilhar

Não se fala em dicas de segurança sem falar de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que preservam os profissionais dos riscos existentes. Isso inclui objetos em queda, partículas de sujeira ou poeira, intempéries, ruídos e muitos outros riscos que fazem parte da atividade profissional.

O uso de EPIs é uma regra do Ministério do Trabalho, e a responsabilidade de fornecê-los, em bom estado e dentro do prazo de validade, é do empregador, além de treinamentos e cursos de capacitação sobre o tema.

Cada atividade exigirá EPIs específicos, mas podemos listar alguns que são fundamentais no caso dos marceneiros.

Óculos de proteção

Cortar materiais faz parte do dia a dia do marceneiro, tornando constante o risco de que resíduos desses cortes atinjam seus olhos. Por isso o uso de óculos de proteção é tão importante, pois evita lesões, feridas, doenças e até a perda da visão.

É fundamental que o profissional utilize óculos de proteção que sejam do tamanho e da forma correta, adaptados ao seu rosto e no modelo adequado para o tipo de atividade que vai realizar.

Luvas antiderrapantes

As luvas protegem as mãos contra cortes, calor, escoriações, produtos químicos etc. Além disso, elas auxiliam no manuseio de materiais e equipamentos quando se usa o modelo correto.

Protetor auricular

O barulho intenso e constante na marcenaria pode causar danos à audição no curto, médio ou longo prazo. Os protetores auriculares diminuem consideravelmente esses ruídos, evitando o surgimento de doenças auditivas.

Calçados de proteção

Os calçados de proteção protegem de pregos, choques elétricos causados por máquinas ou aparelhos similares, queda de equipamentos etc.

Eles são fundamentais também para proteger das substâncias que são manuseadas no exercício da profissão de marceneiro e que podem oferecer algum risco quando em contato com a pele.

Máscara 

Pó, selador, verniz, colas e demais produtos que são usados rotineiramente por marceneiros podem ser extremamente perigosos se inalados. Por isso, não se pode dispensar o uso de máscaras de proteção, que impedem que você respire essas substâncias. Existem diversos modelos: descartáveis, com filtro, com proteção facial parcial ou completa.

Vantagens do uso de EPIs

– Preservam a sua integridade física, já que protegem de impactos e outros acidentes.

– Também preservam a sua saúde, já que seu corpo não fica exposto a riscos e substâncias nocivas.

– Preservam equipamentos e insumos, que podem ser quebrados em um acidente.

– Facilitam o manuseio de equipamentos e materiais.

– Garantem mais tranquilidade e segurança no exercício da função. Afinal, por que se preocupar com o que pode ser evitado?

Então, agora que você já conferiu algumas de nossas dicas de segurança, é hora de pôr em prática! No seu dia a dia, garanta que você e seus companheiros usem sempre os EPIs necessários para que a sua marcenaria trabalhe sempre melhor.

Fique por dentro das novidades. Siga o Clube Duratex no Instagram!