Planejamento Estratégico na Marcenaria – Pensando Estrategicamente

Este é o primeiro artigo da série Planejamento Estratégico na Marcenaria! Venha com a gente nessa jornada e saiba como pensar estrategicamente e de forma inovadora, destacando-se para um nicho de mercado muito promissor!

Por Redação | 27 de agosto de 2020 às 17:47

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Vamos começar este post sobre Planejamento Estratégico fazendo um exercício de reflexão, que servirá como ponto de partida para o principal assunto do texto: pensando estrategicamente na sua marcenaria. Quando você imagina uma empresa de sucesso, aquela que é referência para você e seu negócio, quais são as empresas que vêm a sua mente? Pensou? Legal, agora guarde essas empresas na sua memória, pois voltaremos a falar delas no decorrer do texto.

Hoje iniciamos uma ótima série sobre Planejamento Estratégico na Marcenaria, em que você vai aprender grandes dicas, sacadas, insights e ferramentas para criar um planejamento estratégico moderno e consistente para sua marcenaria. Vamos juntos nessa jornada?

Mas, afinal, o que é um planejamento estratégico e para que serve?

Sabe aquela vontade que você tem de vender mais, fidelizar mais clientes, entregar os projetos em menor tempo, ter uma equipe mais engajada e se diferenciar da concorrência? Com planejamento estratégico, todos esses desejos serão organizados para que, de forma também estratégica, possam ser alcançados. Entenda que o planejamento estratégico funcionará como um GPS, que o guiará até o destino aonde você deseja levar a sua empresa.

Estamos em um cenário de constantes mudanças, em que os ciclos de inovações estão cada vez mais curtos e as tendências do mercado consumidor mudam constantemente. Então é preciso cuidar para não basear todo o seu planejamento estratégico em projeções futuras. Afinal, está cada vez mais difícil prever o que acontecerá na economia.

Por isso, a solução para este cenário é desenvolver e entregar para o mercado soluções inovadoras. Continuar explorando um produto ou uma forma de atuação por muito tempo pode trazer prejuízos para o seu negócio. Entenda que hoje o tempo para lançar uma novidade no mercado não é tão grande quanto era há 10 ou 15 anos. Portanto, o tempo para explorar essa novidade é bem menor. Por isso, estabelecer um processo de inovação na sua marcenaria pode colocá-la sempre à frente da concorrência por meio da entrega de produtos e soluções nunca antes pensados.

É preciso entender que o planejamento estratégico com foco na inovação será uma excelente tática para dar vida a sua marcenaria, mantendo-a no mercado de forma sustentável.

Pensar estrategicamente não é só para os grandes

Por muitos anos, as grandes indústrias criaram planos estratégicos baseados em buscar vantagem pela posição da marca, distanciando-se, assim, do seu consumidor. O resultado dessa ação são rios de dinheiro jogados fora por causa do lançamento precipitado de produtos no mercado, distantes do que o cliente necessitava.

As pequenas marcenarias que pensarem estrategicamente e de forma inovadora podem aproveitar um nicho de mercado muito promissor e que está muito disposto a comprar produtos cada vez mais personalizados.

“Mas então? Qual é o próximo passo e o que eu devo fazer para começar a montar o planejamento estratégico da minha marcenaria?”

Essa resposta você terá no próximo artigo. Mas, enquanto isso, já pode ir pensando nas questões abaixo, que serão a base para a construção do seu planejamento estratégico.

  • Quais são os pontos fortes da sua marcenaria?
  • E os pontos fracos da sua marcenaria?
  • Quais são as oportunidades que você enxerga? 
  • Que ameaças você enxerga? 

Este episódio do nosso amigo Martins pode te ajudar com esta reflexão.

Fique de olho no Clube para os próximos artigos!